
54 dias de greve de fome até a morte.
Convocação para ações em solidariedade à Prosfygika. No próximo dia 5 de abril, em defesa da Comunidade Okupa de Prosfygika.
Em junho de 2025, o governo regional da Ática (que inclui a cidade de Atenas) aprovou um contrato programático para a suposta “renovação” e o despejo da Comunidade Okupa de Prosfygika, onde residem mais de 400 pessoas.
No dia 5 de fevereiro, nosso companheiro Aristotelis Chantzis iniciou uma greve de fome até a morte em defesa da comunidade, em defesa da vida. Em breve, nas próximas semanas, um segundo companheiro dará continuidade e também iniciará uma greve de fome. Várias semanas de ações em Atenas e internacionalmente já ocorreram. A abertura da comunidade à sociedade em geral na Grécia, mas também internacionalmente, e a construção de uma autodefesa social, incluem, além de outras ações, trabalhos de construção, como obras técnicas na renovação dos apartamentos, da casa de acolhimento para pacientes com câncer e familiares do hospital de Aggio Savas, que fica ao lado da comunidade, e do museu da Guerra Civil, para citar alguns exemplos. Centenas de internacionalistas, pessoas solidárias e membros da sociedade local atenderam ao chamado para vir apoiar a comunidade nos trabalhos em prol de sua defesa.
No dia 14 de março, milhares de pessoas saíram às ruas de Atenas para se manifestar e uniram suas vozes em solidariedade à Prosfygika, enquanto na Polônia, Sérvia, Bélgica, França, Alemanha, Itália, Espanha e Colômbia, ações de solidariedade foram realizadas da mesma forma.
Apesar de grande parte do movimento e da sociedade em geral ter se mobilizado, o Estado da Grécia e o governo regional da Ática ainda não se posicionaram, e não cancelaram o plano que continua em andamento e que coloca em risco a vida do nosso companheiro Aristotelis Chantzis, juntamente com as vidas de tantos membros da comunidade que enfrentariam condições extremas de vida ou morte caso perdessem o apoio auto-organizado pela Comunidade e suas 22 estruturas sociais autônomas.
Convocamos todas as pessoas em defesa da vida a iniciar ou participar de ações solidárias daqui em diante para promover e divulgar o chamado a ações pan-helênicas e internacionais no próximo dia 5 de abril, em solidariedade à Comunidade Okupa de Prosfygika.
Fazemos um apelo para:
1. Participação em greve de fome em cadeia de 1 a 3 dias a partir de agora.
2. Mobilização em solidariedade à grande manifestação que ocorrerá no dia 5 de abril em Atenas e internacionalmente.
3. Imprensa e meios de comunicação: venham a Atenas para estarem nesse dia com nossos companheiros.
4. Apoio às redes de solidariedade já existentes ou criação de novas redes com qualquer pessoa que tenha a iniciativa de contribuir com a campanha #SaveProsfygika
5. Apoiando ou compartilhando a campanha de financiamento em: https://www.firefund.net/saveprosfygika
6. Assinar o texto com as reivindicações da Comunidade e da greve de fome:
Fazemos um apelo a todos os companheiros para que apoiem na medida do possível, seja nas ações propostas ou em iniciativas próprias. Estamos cientes de que cada contexto político local e nacional impõe desafios distintos, e confiamos na capacidade de vocês de agir e reagir de acordo com isso.
Entrem em contato conosco para construirmos juntos formas de resistência contra o Estado grego e o governo regional da Ática.
O ataque contra a Comunidade Okupa de Prosfygika não é uma luta isolada. A Comunidade resiste como um dos poucos projetos de luta social que restam e que constrói, com isso, uma proposta contra os regimes que, globalmente, se inclinam para a extrema direita, sociedades militaristas e mentalidades coloniais. Pedimos a todos os companheiros que demonstram solidariedade que se conectem com a luta também em seu próprio contexto geográfico e político.
Este é o 5º ataque massivo que o Estado grego impõe contra a comunidade nas últimas décadas. Apesar de o ataque parecer ser o mais grave dos anteriores, desta vez também não terão sucesso.
Tirem as mãos de Prosfygika!
Vamos vencer, ou vamos vencer!
Fonte: https://redeslibertarias.com/2026/03/31/acciones-en-solidaridad-con-prosfygika/
Conteúdos relacionados:
Cabelos alvos:
Registros do tempo.
Sol poente.
Maria de Lourdes da Silva Pereira
A autoridade dos que são contra não é menos autoritária que as outras e encontra, quanto a mim, uma sólida…
Em agosto me mudarei com a família para o espírito santo. Mudança a trabalho. O lado bom é que terei…
Discordo de chamarem aos regimes políticos onde existem eleições de "democráticos". Representatividade não é democracia. E regimes representativos, são elitistas;…
O conceito de liberdade como prática cotidiana e resistência constante às cercas — seja do Estado, do capital ou das…
Esse caso do orelha me pegou demais. A barbárie é cada dia mais real. E a propósito, belo texto liberto!