Foi dada a sentença no “caso dos anarquistas bielorrussos”: até oito anos de regime a mais por acusações inconsistentes

Em 27 de maio, no tribunal da região Zavodsky de Minsk, o juiz Zhanna Jvoynitskaya determinou a sentença no caso dos anarquistas bielorrussos Igor Olinevich, Nikolay Dedok, Alexandr Frantskevich, Maxim Vetkin e Evgueny Silivonchik. Esses jovens foram acusados ​​de realizar uma série de ações diretas, entre as quais o ataque à Embaixada da Federação Russa em Minsk, em agosto de 2010. Foram acusados segundo o artigo sobre “vandalismo premeditado” (parte II, artigo 339 do Código Penal da Bielorrússia) e “destruição premeditada e danos à propriedade privada” (parte II, artigo 218). Frantskevich também foi acusado de “sabotagem em informática”, “acesso ilegal a informações por computador” e “desenvolvimento, uso e disseminação de programas nocivos (parte II, art.349, parte II, art. 351, 354 do Código Penal). O tribunal considerou-os culpados na maioria das acusações.

Igor Olinevich foi condenado a oito anos de prisão em uma penitenciária de segurança máxima (o advogado pedia nove anos).

Nikolay Dedok foi condenado a quatro anos e meio de prisão em uma penitenciária de segurança máxima (o advogado pedia seis anos).

Alexandr Frantskevich foi condenado a três anos de prisão em uma penitenciária de segurança máxima (o advogado pedia cinco anos).

Maxim Vetkin foi condenado a quatro anos de liberdade restrita e foi enviado para uma instituição correcional aberta (precisamente a condenação requerida pelo advogado). Até o momento de ser enviado às autoridades prisionais, foi deixado em liberdade condicional (antes Vetkin esteve detido).

Evgueny Silivonchik foi condenado a um ano e meio de liberdade limitada e enviado para uma instituição correcional aberta (o advogado pedia três anos).

Os acusados deverão pagar uma multa de 100 milhões de rublos bielorrussos (algo como 20 mil dólares) por danos a um automóvel da embaixada russa.

Olinevich, Dedok e Frantskevich negam sua culpa nos fatos ocorridos. Vetkin e Silovonchik, ao contrário, se declararam culpados e testemunharam contra os outros acusados.

Valentina Olinevich, mãe de Igor, declarou depois que foi dado o parecer do tribunal: “se antes prendiam os filhos dos outros, acreditávamos que não era nosso problema. Mas hoje prendem nossos filhos, amanhã serão os filhos de mais alguém. Todos devem estar atentos! Não deixemos que isto continue acontecendo!”. Também chamou a atenção para o papel infame que a Rússia tem desempenhado no destino de Igor: “A Rússia tem permitido que em seu território seqüestrem as pessoas. Isto é uma violação infame dos direitos humanos, que tem acontecido com o consentimento das autoridades do país”. Lembremos que em 28 de junho Igor Olinevich foi seqüestrado em Moscou pelos agentes das forças especiais e levado ilegalmente para a prisão da KGB em Minsk.

Alexandr Dedok, pai de Nikolay e advogado de muitos anos de experiência, muitos deles até mesmo como um juiz, disse à imprensa: “Durante o julgamento, foram cometidas diversas violações de procedimento legal. Se destaca, em primeiro lugar, a inconsistência das acusações. Esta sentença é injusta e ilegal. Um tribunal legal e imparcial não os teria condenado”. Alexandr Dedok traçou um paralelo entre este processo e o processo dos “fatos em 19 de dezembro”, quando os participantes foram acusados ​​de um protesto contra a adulteração das eleições presidenciais.

A Cruz Negra Anarquista da Bielorrússia declarou que as sentenças têm motivações políticas e que as acusações são inconsistentes. Além disso, todas as ações e participações fictícias as quais foram julgadas essas cinco pessoas não têm caráter violento, porque, como resultado delas, nenhuma pessoa foi atacada ou sofreu ferimentos. A maioria desses “ataques” contra diferentes objetos tinham um caráter simbólico, e os danos sofridos foram insignificantes.

Você pode visualizar a transmissão da sala de acusações e obter informações mais detalhadas dos últimos dias do processo na página: belarus.indymedia.org

“Не признающие законов” é um documentário sobre o processo dos anarquistas da Bielorrússia. Veja aqui: http://rutube.ru/tracks/4469719.html

Cruz Negra Anarquista da Bielorrúsia