[Grécia] Invasão da Polícia na Universidade de Estudos Econômicos de Atenas

?????????
Nesta terça-feira, 22 de outubro de 2013, policiais das forças repressivas do Regime invadiram a Universidade de Estudos Econômicos de Atenas, uma das poucas universidades que não está localizada no centro da cidade e no campus universitário. O pretexto para esta agressão foi a “Operação Vassoura” contra os imigrantes vendedores ambulantes, que comercializam seus produtos no lado de fora do edifício da Universidade.

1382783_10201251257186813_1775109576_n
Os policiais perseguiram os imigrantes que foram capazes de recolher os seus bens a tempo e refugiar-se no interior da Universidade. Em seguida, a polícia de choque foi chamada e ficou alinhada mais ou menos uma hora do lado de fora do campus e no pátio interno. Naquele momento, dentro da Universidade, acontecia a cerimônia de boas-vindas dos calouros.

?????????

A Polícia entrou no prédio e deteve os imigrantes, mas os estudantes que lá estavam não permitiram que isso acontecesse. Eles se reuniram no edifício central e começaram a gritar palavras de ordem contra a Polícia e a repressão. O reitor da Universidade, que estava presente na cerimônia, foi avisado, mas reagiu muito tarde. Após entrar em contato com a Polícia por telefone, a maioria dos policiais que estavam dentro do recinto se retirou e se alinhou do lado de fora dos portões da Universidade. Então os estudantes saíram do prédio e ocuparam o pátio e as escadas de acesso da faculdade, ficando a uma curta distância dos policiais.

?????????

A operação policial ocorreu na presença do vice-ministro do Desenvolvimento. É o sujeito engravatado que se vê em algumas das fotos, batendo um “divertido” papo com o chefe da polícia. Durante a operação e invasão da Polícia, três imigrantes foram detidos por policiais motorizados.

Lembramos que o asilo universitário na Grécia não existe mais. Foi eliminado com uma lei ultradireitista, de 24 de agosto de 2011. Além disso, essa invasão da Polícia no campus da Universidade de Estudos Econômicos não é a primeira a ser realizada após a remoção do asilo universitário. Em 28 de dezembro de 2012, a Polícia invadiu esta universidade sob o pretexto de uma suposta denúncia anônima de itens comerciais ilegais armazenados no prédio da Universidade. No entanto, o verdadeiro objetivo da operação policial foi a apreensão do transmissor, da antena e todos os equipamentos e máquinas da estação da rádio livre 98FM.

image.ashx_

agência de notícias anarquistas-ana

tarde cinza
borboleta amarela
toda luz do dia

Alexandre Brito