[Uruguai] Folheto distribuído pela Coordenação Contra os Megaprojetos na passeata em defesa da Terra, da Água e da Vida em Montevidéu

amont2
[Manifestação em defesa da Terra, da Água e da Vida reuniu centenas de pessoas, na sexta-feira passada, 18 de outubro, em Montevidéu, numa passeata desde o Obelisco até a Praça Independência. A seguir, folheto distribuído no ato pela Coordenação Contra os Megaprojetos.]

Folheto:

Novamente saímos às ruas, porque é onde devemos estar. Desta vez embora a bandeira seja contra todos os avatares do capital que dia a dia se multiplicam, não é nossa única causa, senão também é demonstrar que ante as investidas repressivas e a criminalização do protesto, seguimos firmes.

Os tentáculos do poder econômico se multiplicam e cada vez são mais e mais destrutivos, com consequências terríveis tanto no ambiental como no social. Manifestamos nossa oposição a empreendimentos de megamineração, de portos de águas profundas, à concentração de terras, à contaminação de rios, às plantações de soja, à florestação, à produção de gás e as plantações de celulose [indústria de celulose]. Estes megaprojetos alimentam o poder econômico, que enriquecem aos ricos e empobrecem aos pobres. Empreendimentos que causam dano irreparável no tecido social, em nosso dia a dia, em nosso viver, em nosso compartilhar, em nosso crescimento. Também denunciamos a perseguição, a intimidação, a repressão.

amont.2
Quando os senhores do poder em cumplicidade com o Estado manobram juntos para calar aos que creem em uma forma de vida diferente, sem poderosos que queiram ensinar-nos como temos que viver, como temos que nos comportar, como educar-nos, aparecem as leis. As leis que sempre beneficiam ao que têm e ao que quer ter mais. Leis que pretendem estabelecer um marco legal como a lei de faltas, para poder perseguir a quem se opõe ao sistema. Isso é violência. Mandar seguir a certas pessoas, ameaçar, maltratar, como nos velhos tempos é violência.

Contra todas as estratégias do poder e suas manifestações, saímos às ruas.

amont.1
Fora Aratirí e todos os megaprojetos!
A terra não se vende, se defende!
A vida não se vende, se defende!

Coordenação Contra os Megaprojetos

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

De manhã, a brisa
encrespa o igarapé
e penteia as águas.

Anibal Beça