No sábado, 27 de junho, aconteceu uma das maiores manifestações nos bairros de Zografu e Ilisia, em solidariedade e pela defesa da okupa Villa Zografu e todas as okupas e os projetos autogestionados.
A marcha constituiu uma primeira mostra combativa da oposição às metodizações da autoridade local da esquerda, que, com o apoio de todas as facções municipais, de qualquer tonalidade partidária (ND, PASOK, KKE, SYRIZA, ANTARSYA) tenta por todos os meios reprimir a okupa de Villa Zografu.
A marcha foi organizada pela coordenadora de várias assembleias do Este, coletivos, espaços, okupas e sindicatos de base de toda Atenas.
Participaram 1.000 lutadores e muitos moradores.
Desde as 12h realizou-se uma intervenção por megafone na praça Gardenia, e às 13h30 iniciou-se uma marcha massiva pelos bairros de Zografu e Ilisia com combatividade, muitos cartazes de coletivos de toda Atenas e com uma salvaguarda organizada.
Durante a marcha foram gritados lemas constantemente, distribuíram-se milhares de textos de defesa da okupa, escritos por muitos coletivos, assim como centenas de periódicos Ápatris. Ao mesmo tempo foram pintados muitos lemas nos bancos e casas de empenho, com conteúdo relevante tanto à okupação como ao próximo referendo.
Encontramos muitas pessoas fazendo fila ante os caixas automáticos, e lhes deixamos claro que não levantamos o falso dilema colocado desde cima e que, já bem com o euro ou com o dracma, o Estado e o Capital são os inimigos. A reação das pessoas com que nos cruzamos foi muito alentadora, o que nos dá mais força para continuar a luta diária contra todos os esbirros e os empregados do Estado e cada explorador de nossas vidas.
Assim se manifestou hoje também que queremos dizer justamente isto quando afirmamos que a Villa Zografu é um centro de luta e que qualquer tentativa de repressão por parte da autoridade municipal vai fracassar. Isto se deve a que se oporá a ela todo o mundo da luta, junto com o bairro.
Por isso: Prefeitos, senhores feudais, policiais, fiscais, tirem as mãos sujas da okupa Villa Zografu, de todas as okupas e dos CSOs [centros sociais okupados]. Solidariedade com todas as okupas.
Coordenadora de assembleias dos bairros do Este de Atenas
Recordamos que em 9 de junho realizou-se uma intervenção no concerto de Jarulis, em solidariedade com a Villa Zografu.
Veja o vídeo da intervenção aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kauqwPNr1fA
Fonte e mais fotos da marcha:
http://www.provo.gr/vila-zografou-poreia/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
não tenho país
nem casa nem riqueza
e como me sinto bem!
Rogério Martins




Esta coluna é uma ótima iniciativa. Precisamos de mais resenhas sobre os livros com temática anarquista que estão sendo lançados…
Noam Chomsky roots are in the Marxist Zionist "Hashomer Hatsair" youth movement. He even spent few months in an Israeli…
crítica válida e pertinente, principalmente para o momento atual.
Que a terra lhe seja leve, compa!
Vida longa à uaf! Vida longa ao anarquismo!