No sábado, 27 de junho, aconteceu uma das maiores manifestações nos bairros de Zografu e Ilisia, em solidariedade e pela defesa da okupa Villa Zografu e todas as okupas e os projetos autogestionados.
A marcha constituiu uma primeira mostra combativa da oposição às metodizações da autoridade local da esquerda, que, com o apoio de todas as facções municipais, de qualquer tonalidade partidária (ND, PASOK, KKE, SYRIZA, ANTARSYA) tenta por todos os meios reprimir a okupa de Villa Zografu.
A marcha foi organizada pela coordenadora de várias assembleias do Este, coletivos, espaços, okupas e sindicatos de base de toda Atenas.
Participaram 1.000 lutadores e muitos moradores.
Desde as 12h realizou-se uma intervenção por megafone na praça Gardenia, e às 13h30 iniciou-se uma marcha massiva pelos bairros de Zografu e Ilisia com combatividade, muitos cartazes de coletivos de toda Atenas e com uma salvaguarda organizada.
Durante a marcha foram gritados lemas constantemente, distribuíram-se milhares de textos de defesa da okupa, escritos por muitos coletivos, assim como centenas de periódicos Ápatris. Ao mesmo tempo foram pintados muitos lemas nos bancos e casas de empenho, com conteúdo relevante tanto à okupação como ao próximo referendo.
Encontramos muitas pessoas fazendo fila ante os caixas automáticos, e lhes deixamos claro que não levantamos o falso dilema colocado desde cima e que, já bem com o euro ou com o dracma, o Estado e o Capital são os inimigos. A reação das pessoas com que nos cruzamos foi muito alentadora, o que nos dá mais força para continuar a luta diária contra todos os esbirros e os empregados do Estado e cada explorador de nossas vidas.
Assim se manifestou hoje também que queremos dizer justamente isto quando afirmamos que a Villa Zografu é um centro de luta e que qualquer tentativa de repressão por parte da autoridade municipal vai fracassar. Isto se deve a que se oporá a ela todo o mundo da luta, junto com o bairro.
Por isso: Prefeitos, senhores feudais, policiais, fiscais, tirem as mãos sujas da okupa Villa Zografu, de todas as okupas e dos CSOs [centros sociais okupados]. Solidariedade com todas as okupas.
Coordenadora de assembleias dos bairros do Este de Atenas
Recordamos que em 9 de junho realizou-se uma intervenção no concerto de Jarulis, em solidariedade com a Villa Zografu.
Veja o vídeo da intervenção aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=kauqwPNr1fA
Fonte e mais fotos da marcha:
http://www.provo.gr/vila-zografou-poreia/
Tradução > Sol de Abril
agência de notícias anarquistas-ana
não tenho país
nem casa nem riqueza
e como me sinto bem!
Rogério Martins
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!