[Itália] Trieste nas ruas contra a “Forza Nuova”

Um dia ensolarado, mas também um pouco gelado foi o pano de fundo da manifestação antifascista bem sucedida de hoje, sábado 24 de fevereiro, em Trieste. A iniciativa nasceu depois da notícia de que o chefe da Forza Nuova, Roberto Fiore, tentava realizar uma manifestação na central Praça da Borsal. Como acontece por semanas em toda a Itália, as iniciativas antifascistas decidem dar uma resposta indicando uma mobilização nas ruas. Imediatamente após a convocatória do evento, descobrimos que a outra manifestação foi movida para um corredor da estação marítima. Não se sabe se o deslocamento foi devido às previsões do tempo ou ao “conselho” da polícia para evitar possíveis confrontos como em outras cidades. Seja como seja, Fiore e seus acólitos se esconderam enquanto descemos às ruas de qualquer maneira. Apesar do clima gelado, e apenas quatro dias para a organização da marcha, e o clima alarmista montado artisticamente pela mídia local, mais de 500 pessoas, talvez 600, participaram. Um evento muito variado com pessoas de todas as idades. Muitos slogans e discursos foram ditos ao microfone e reiteraram nossas razões para lutar todos os dias, não só contra os fascistas e aqueles que os protegem, mas também contra todas as formas de exploração e opressão. Entre as numerosas adesões também se contou com o Grupo Anarquista Germinal e a USI-AIT. Também se observou uma excelente divulgação do “Umanità Nova”.

É absolutamente digno de nota o desproporcionado aparelho de controle das “forças da ordem” com dezenas de policiais antidistúrbios, caminhões e jatos de água – e ainda blocos de concreto para fechar a estrada que levava ao prédio onde ocorreu o encontro fascista, o que nunca foi visto antes em Trieste.

Após a marcha espontânea de cem pessoas ao mesmo tempo em que acontecia a manifestação nacional [antifascista] em Macerata em 10 de fevereiro, hoje vimos outro bom sinal da Trieste Antifascista e Antirracista.

A próxima reunião para voltar às ruas pelos movimentos sociais será a greve feminista global de 8 de março realizada pelo “Nem Uma a Menos”.

Sempre à frente!

Um companheiro

Fonte: http://www.umanitanova.org/2018/02/25/trieste-in-piazza-contro-forza-nuova/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/26/protestos-antifascistas-marcam-campanha-eleitoral-na-italia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/20/italia-roma-antifascista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/02/12/italia-em-macerata-multidao-protesta-contra-fascismo-e-nazismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Antes que algum nome
nos designasse, já rias,
pequena cascata.

Alexei Bueno