[Itália] Uma casa para a Biblioteca | Campanha nacional de subscrições para a aquisição da sede da Biblioteca Franco Serantini

Em 2019 a Biblioteca Franco Serantini entrará em seu 40º ano de vida. Um aniversário especial sob muitos pontos de vista, de fato não é comum que uma estrutura cultural nascida da sociedade civil, autofinanciada e autogerida consiga alcançar tal idade! A Biblioteca, nestes anos, além de desenvolver uma ativa e intensa promoção cultural e editorial, aumentou seu patrimônio bibliográfico e arquivístico, alcançando uma respeitável consistência (mais de 50.000 monografias, jornais, revistas e números únicos [mais de 5.550 títulos], 86 fundos arquivísticos com dezenas de milhares de documentos, fotografias, discos, obras artísticas, correspondências, registros de depoimentos orais, bandeiras, manifestos, folhetos e relíquias) em grande parte inerentes à história política e social dos oitocentos e dos novecentos, e obtendo reconhecimentos no plano não somente nacional mas também internacional. Hoje a biblioteca faz parte, como entidade coligada, da rede nacional dos Institutos da Resistência e da International Association of Labour History Institutions (IALHI).

A biblioteca até hoje não tem sua própria casa, no momento continua a ser hospedada pela Universidade de Pisa, e é por isto que a Associação dos Amigos da Biblioteca Franco Serantini promove durante todo o próximo ano uma subscrição nacional para dar uma sede estável à Biblioteca F. Serantini. Esta ação, que deverá realizar-se até 31 de dezembro de 2019, poderá garantir a conservação, a utilização e a valorização do patrimônio da Biblioteca, mas também ativar finalmente o projeto de um “Laboratório das culturas e das memórias”, com o intuito de conservar, condividir a memória e a história social e política da idade contemporânea e de ser o lugar de discussão e projeção para a cultura libertária do século XXI.

O novo centro será aberto a todos os cidadãos e associações que se reconheçam nesse projeto, e constituirá um centro de promoção da leitura e da cultura libertária e antifascista, uma ocasião de enriquecimento cultural, de crescimento pessoal e de toda a comunidade. Para realizar este sonho, o empenho da Associação não é suficiente e necessita de um gesto de forte solidariedade e um substanciosa contribuição da parte de todos, seja daqueles que nestes anos tem sempre sustentado a Biblioteca seja daqueles que queiram apostar no projeto e tomar partido dele.

Qualquer um que queira participar da subscrição nacional – que tem o objetivo não somente de dar uma sede à biblioteca mas também de aparelhá-la para consentir uma utilização o mais ampla possível – pode enviar a sua doação à Associação Amigos da Biblioteca utilizando o seguinte IBAN:

IT25 Z 076 0114 0000 0006 8037 266

Endereçado a: Associazione Amici della Biblioteca F. Serantini, via I. Bargagna n. 60 – 56124 Pisa

Pode-se contribuir à biblioteca também através da coleta do 5X1000

Como fazer para destinar o teu 5 por 1000 à Biblioteca F. Serantini?

No espaço específico no modelo CUC, 730 e único, indicar o código fiscal da Associazione Amici della Biblioteca F. Serantini ONLUS: 93057680501

Se apresentar o Modelo 730 o Unico:

• Compilar a página no modelo 730 o Unico;

• Assinar no requadro indicado como “Sostegno del volontariato…”

• Indicar no requadro o código fiscal da Associazione Amici della Biblioteca F. Serantini: 93057680501

Mesmo que não precise apresentar a declaração de rendimentos pode destinar à Associazione Amici della Biblioteca o teu 5×1000:

• Compilar o anexo fornecido junto ao CUD do teu empregador ou da entidade prestadora de serviço, assinando no requadro indicado como “Sostegno del volontariato…” e indicando o código fiscal da Associazione Amici della Biblioteca F. Serantini ONLUS: 93057680501

• Insira a página em um envelope fechado

• Escreva no envelope “DESTINAZIONE CINQUE PER MILLE IRPEF” e indica o teu sobrenome, nome e código fiscal

• Deixe o envelope em uma agência do correio, em uma agência bancária – que os recebam gratuitamente – ou a um intermediário habilitado à transmissão telemática (CAF, comerciários, etc.)

Também é possível apoiar a Biblioteca com uma doação liberal. As contribuições enviadas à Associação são deduzíveis no limite de 10% da renda total declarada e de qualquer forma na medida máxima de 70.000 euros por ano, de acordo com o art. 14 do D. L. n. 35/05. Para poder usufruir da dedução fiscal na declaração de rendimentos é necessário conservar a documentação emitida pelos correios e pelo banco. As contribuições em dinheiro não são dedutíveis.

>> Para maiores informações dirigir-se à:

Associazione Amici della Biblioteca Franco Serantini ONLUS

via I. Bargagna, n. 60 – 56124 Pisa. – tel. 050 9711432 cell. 331 11 79 799

Web: http://www.bfs.it

E-mail: associazione@bfs.it

Tradução > Carlo Romani

agência de notícias anarquistas-ana

Garoa fina, garoa grossa
Nas costas do trabalhador
Que volta da roça.

Luzia Padilha – 14 anos