[Chile] A greve geral desta segunda-feira 21 de outubro e algumas perspectivas

Amanhã, segunda-feira 21 de outubro, um conglomerado diverso de organizações de massas chamaram a uma greve geral, a primeira que pode ser altamente efetiva, afetando a produtividade de maneira direta, devido ao colapso do sistema de transporte, ao menos na cidade de Santiago. O Estado está fazendo todo o possível para que as “pessoas vão trabalhar”: habilitaram parcialmente a linha 1 do Metrô, estão tentando reforçar o serviço de ônibus, e chamaram a população a ser “solidária” para que ajude a seus vizinhos a chegar a seus postos de trabalho. À classe capitalista só interessa que produzamos para eles, só lhes servimos para produzir e fazer circular suas mercadorias e aumentar sua acumulação de capital. Por esta razão, fazemos um chamado a não ir ao trabalho e a participar ativamente da greve, tal e como o faz o Sindicato de Trabalhadores do Metrô devido à “repressão policial e militar”. Ademais, cremos pertinente agitar as seguintes perspectivas:

– Não cair na dinâmica de nos colocarmos contra nós mesmos por comida, água e a satisfação de nossas necessidades: esse é o jogo do Estado, dividir para vencer. Para resolver nossos problemas temos que nos organizar comunitariamente, não há outra saída.

– Evitar que os partidos e a social-democracia se levantem como “representantes”, se apropriem da luta e se sentem para dialogar com o Estado para apagar o fogo da revolta, tentando decantar a resolução do conflito em cosméticas e superficiais reformas que não apontam para a erradicação de nossos problemas que nos afetam como classe.

– Ocupar os centros educacionais para fazer deles lugares de resistência, debate, reunião e auto-organização, coleta de alimentos e medicamentos, e espaços para atender a nossos feridos.

– Organizar assembleias de base nos territórios onde está se desenvolvendo a luta para resolver coletivamente orientações da revolta em curso.

– Exigir a liberdade dos cerca de 1700 detidos que estão sendo processados por sua participação na revolta.

À GREVE GERAL POR TUDO!

VAMOS PELA VIDA!

Algumas e alguns proletários comunistas/anárquicos que participam da revolta

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-3o-dia-de-revolta-social/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-pagar-para-viver-e-viver-para-pagar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/20/chile-santiago-contra-o-capitalismo-e-seus-aumentos-apoio-mutuo-organizacao-e-acao-direta/

agência de notícias anarquistas-ana

Brisa ligeira
A sombra da glicínia
estremece

Matsuo Bashô

One response to “[Chile] A greve geral desta segunda-feira 21 de outubro e algumas perspectivas”

  1. Alimentos

    Muito interessante, força ao povo chileno.