[Chile] Santiago: 3º dia de revolta social

Domingo, 20 de outubro 2019

Durante a noite do toque de recolher xs manifestantes desafiaram a imposição do poder e seguiram protestando nas ruas. Milicos, policiais e sicários em carros particulares disparavam para matar. A imprensa do capital censurou a informação de feridxs e assassinadxs pelos uniformizados, usuárixs denunciam que redes sociais de internet estariam baixando seus vídeos onde mostram a violência institucional.

Durante o dia continuaram os enfrentamentos, jovens encapuzadxs lançaram pedras durante horas aos veículos blindados enquanto avós de 90 anos batem suas caçarolas. São milhares xs insurretxs que tomam vários pontos do Centro da capital, todas as cidades do país aderiram ao descontentamento social. Já são 1500 detidxs até esta data.

As redes de supermercados fecham por causa dos múltiplos saques e incêndios (principalmente na rede Wallmart).

O parlamento deixa sem efeito o aumento da tarifa do metrô, mas isso já não importa a ninguém. A estratégia do governo é criar confusão, tentando dividir entre manifestantes bons e manifestantes maus. Espalham rumores de desabastecimento de alimentos, combustíveis e até de água.

Grupos de enfermeirxs, advogadxs e ondas comuns se auto-organizam para satisfazer algumas das necessidades básicas.

O toque de recolher foi adiantado para as 19h00. Ainda assim as barricadas continuam ardendo nas ruas. Algumas organizações chamaram à GREVE GERAL para amanhã, segunda-feira, 21 de outubro.

E tu? De que lado da catraca estás? Do lado dos exploradores ou dxs exploradxs?

N.T.

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-pagar-para-viver-e-viver-para-pagar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/20/chile-santiago-contra-o-capitalismo-e-seus-aumentos-apoio-mutuo-organizacao-e-acao-direta/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/20/chile-em-santiago-protestos-contra-o-aumento-das-tarifas-do-transporte-publico/

agência de notícias anarquistas-ana

As campânulas
Se espalham pelo terreno —
Casa abandonada.

Shiki