Terça-feira, 22 de outubro de 2019
O POVO PEDE A CABEÇA DO REI E A DERROCADA DE SEU SISTEMA!
Pensava-se que a “revolta dos 30 pesos” iria diminuir a sua força, mas nada mais longe da realidade. Pelo quinto dia consecutivo, os manifestantes tomam o centro da capital, enfrentando os uniformizados e seus blindados.
Pedras, bombas incendiárias, de pintura, cloro e ácido são jogados aos lacaios que respondem com disparos. Barras bravas [torcida de futebol] se somam à luta. Começam a aparecer timidamente escudos, capacetes e óculos para a proteção dos insurretos e insurretas.
Grupos de afinidade chamam à autodefesa das populações, há denúncias de sequestros desde suas casas de dirigentes sociais e estudantes secundaristas.
Desconhecidos atacam a balas uma delegacia na comuna de San Bernardo.
A televisão não pode filtrar e transmite ao vivo como militares disparam contra “perigosos e perigosas” manifestantes armados de panelas e colheres. Circulam vídeos de atropelos intencionais por parte de agentes da ordem.
O presidente do Chile anuncia várias medidas em seu discurso em rede nacional de TV, mas não satisfaz a ninguém. Ninguém quer migalhas, isto é outra coisa.
Centrais de trabalhadores e sindicatos chamam à GREVE GERAL durante a quarta-feira, 23, e quinta-feira, 24, desde cedo, e uma marcha desde o centro da cidade às 11 horas.
O clima é de incerteza, não há uma petição concreta nem interlocutores válidos. Entre os anarquistas há autocrítica, talvez com mais unidade, coordenação, organização e propaganda isto teria se elevado a outro nível.
Não temos certeza de como terminará a revolta, mas os sorrisos de nossa cara nunca poderão apagar. Estamos vivendo um dos mais belos momentos da guerra social no território dominado pelo Estado chileno.
Seguimos propagando a revolta social!
Nos vemos na rua!
N.T.
Tradução > Sol de Abril
Conteúdos relacionados:
https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-3o-dia-de-revolta-social/
agência de notícias anarquistas-ana
a borboleta
pousa sobre o sino do templo
adormecido
Buson
Avante!
Obrigado, Mateus!
Incrível texto. O Nestor não conhecia. Bravo!!
Tradução ruim para o título... No texto - se não nesse, no livro - ele faz uma distinção entre shit…
tmj compas! e que essa luta se reflita no bra$sil tbm!