[Chile] Santiago: 18º dia da revolta social

Segunda-feira, 4 de novembro de 2019

A VINGANÇA SERÁ TERRÍVEL!

Alguns de nós temíamos que o início da semana diminuísse a força da Revolta, mas nosso receio era infundado. A “super segunda-feira” começou com barricadas e bloqueios de estradas em muitos cantos e evasões maciças, principalmente na estação de metrô Vicente Valdés.

Ao entardecer, a Praça Itália estava cheia e com vários pontos de enfrentamentos com os lacaios. Dois motociclistas da polícia foram atingidos por uma multidão e seus veículos destruídos. Na “zona zero”, um encapuzado de “Braço Abençoado” lançou uma bomba incendiária que explodiu na cara de dois policiais das Forças Especiais, uma ovação impressionante foi ouvida instantaneamente. O vídeo chocante viajou pelo mundo, agora o governo tenta passar por vítima o braço armado do Estado.

Milhares de panfletos com propaganda anárquica voam pelo ar durante os tumultos.

Membros da juventude do Partido Comunista são rechaçados por encapuzados e bombas de tinta são lançadas em sua sede. Manifestantes entram na casa central da Universidade Católica e pegam móveis para usá-los como barricada. Na sede de San Joaquin da mesma universidade encapuzados enfrentam a polícia.

Ontem à noite, houve uma dúzia de vigílias por nossos assassinados, torturados e desaparecidos na Revolta.

A Prefeitura de Santiago encerra o ano em duas escolas emblemáticas, o “Instituto Nacional” e o “Internato Nacional Barros Arana”. É evidente o medo de que os estudantes continuem com a resistência ofensiva que protagonizaram ao longo do ano. Fugas maciças ocorrem em outras escolas e vários estudantes decidem ocupar seus locais de estudo em todo o país.

Um dispositivo suspeito é encontrado na estação de metrô do Usach e o local é esvaziado.

O pânico no poder causa um protesto noturno de aproximadamente cinquenta manifestantes perto do Costanera Center, e um impressionante destacamento policial é acionado para proteger o palácio do consumo capitalista na capital. Chamadas são feitas para protestar na quarta-feira, dia 6, e quinta-feira, dia 7, às 17 horas, no mesmo lugar.

Taxistas fazem uma caravana em baixa velocidade exigindo a renúncia do ministro dos Transportes.

Em outras regiões: encapuzados atacam o shopping Marina Arauco, em Viña del Mar, queimam uma arena de maus-tratos aos animais no Rio Bueno e incendeiam o pedágio de San Pedro em Quillota. O norte também está pegando fogo e em Antofagasta ateiam fogo a um templo maçom, enquanto em Arica decapitam várias estátuas de milicos.

Anonymous realizou um ataque ao site do Instituto Nacional de Direitos Humanos (INDH) , por esconder a verdade e diminuir os números das atrocidades cometidas pelas instituições repressivas do Estado.

O solidário grupo anarquista “Rouvikonas” da Grécia se manifesta do lado de fora da casa do embaixador chileno em Atenas.

Vamos continuar incentivando a organização horizontal, autônoma e autogestionada da Revolta Social! Bora multiplicar os grupos de afinidade em resistência! Seguimos nas ruas…

Ao guerreiro da ALF [frente de libertação animal] Barry Horne… Esta também está indo para você.

N.T.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/11/04/chile-santiago-15o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

Libélula voando
pára um instante e lança
sua sombra no chão

H. Masuda Goga