[Espanha] Comunicado do CSO Kike Mur: Se o Kike Mur cair, Zaragoza se levantará!

Saudações a quem se identifica com os valores da liberdade, autogestão, antifascismo e com o CSO Kike Mur. Em primeiro lugar, queremos agradecer a todos os comentários, comunicados e expressões de apoio provenientes de grupos e indivíduos; nos transmitem muita força e reafirmam nossa resistência, são as pessoas que realmente dão sentido e vida ao espaço, as que fazem este sonho realidade. É por tudo isso que nos sentimos fortes, sabemos que temos o apoio e a solidariedade das melhores pessoas desta cidade e de outros lugares, e essa é a melhor arma que podemos ter.

O Kike Mur é um Centro Social Okupado. Centro social, porque damos vida, por mais de 9 anos e depois de resistir a um despejo, a um espaço tão sombrio quanto uma antiga prisão na qual milhares de antifascistas foram executados. Existem inúmeras atividades de natureza cultural, social e política, abertas ao bairro de Torrero e Zaragoza. Um grande número de grupos, de Zaragoza e de outras partes do mundo, também participou do espaço, preenchendo-o de atividades e construindo todas juntas. Entre essas paredes, foram acomodadas cooperativas de agricultura orgânica, assembleias de trabalhadores, cooperativas de consumidores, mercados de troca, troca de brinquedos, aconselhamento habitacional, mercado social e coleta de roupas para refugiados. Também foram ministradas aulas de violão, inglês, costura e revisão escolar, tudo sem benefício econômico. Mais de 500 shows, 200 palestras e centenas de workshops. O espaço tem como objetivo a criação de um tecido social, solidário e de apoio mútuo para e para a integração com o bairro e a cidade, possui espaços como um free shop, no qual qualquer pessoa pode vir e pegar o que precisa e/ou deixar o que não usa mais, um jardim comunitário, uma biblioteca anarquista, um espaço de escalada, academia, salão de exposições aberto a artistas, sala polivalente e cafeteria.

E é okupado porque acreditamos que a ocupação é uma das melhores ferramentas que temos para combater a especulação e a propriedade privada, pilares essenciais do capitalismo, além de promover outras formas de organização que permitem o desenvolvimento individual e coletivo. Atacamos a propriedade porque é um símbolo claro de desigualdade social e dominação pelo Estado. Optamos por usar um espaço que, de outra forma, seria usado apenas para especulação, rendimento econômico ou para ser abandonado e não para criar tecido social e associativo.

A Municipalidade, com Jorge Azcón na cabeça, e associado ao VOX (partido político de extrema-direita), nos quer fora desse espaço o mais rápido possível, e não é por mera questão de legalidade, mas porque com nossa mera existência, mostramos que existem outras formas de pensar, viver e se relacionar longe da dinâmica desse sistema capitalista. Queremos afirmar que não temos medo, que os CSOs são, foram e serão espaços de conflito e resistência sujeitos a constantes ameaças e repressão pelo poder. Também sabemos que esse sistema é mantido apenas através do uso de violência física e psicológica e sabemos que, nesse caso, não será diferente. É por isso que se eles tocarem no Kike Mur, ouvirão suas paredes retumbarem. Se tocarem no Kike Mur, nos encontrarão nas ruas mais fortes e mais determinados do que nunca. Não se trata de um ataque a um edifício ou a um único coletivo, mas a todas as pessoas e grupos de Zaragoza que entraram por suas portas para organizar conferências, oficinas, palestras, assembleias, concertos ou exposições e todos que colocaram luz entre tanta escuridão. Acreditamos que é de vital importância ressaltar que nosso espaço não é o único em perigo, uma vez que o infeliz Conselho Municipal que temos em Zaragoza parece constantemente determinado a destruir o tecido social e associativo da cidade. Qualquer atividade com cores autogeridas ou de base parece ser o objetivo de perseguição e repressão, mas é exatamente isso que nos fortalece. Se eles querem matar a cidade, o que faremos é encher nossos bairros e espaços com vida; se eles quiserem pintar nossas ruas de cinza, nós as iluminaremos. Que fique bem claro que não lhes daremos um único centímetro e que lutaremos com unhas e dentes pelo que é nosso e de todos.

Queremos pedir solidariedade em todos os níveis por qualquer pessoa ou grupo que sinta esse espaço minimamente seu ou as lutas que ocorreram entre essas paredes. Portanto, encorajamos a realizar qualquer ação como sinal de solidariedade e a estar alerta aos diferentes apelos que vão surgindo.

Se eles nos tirarem um CSO, abriremos mais mil porque temos as chaves de todas as portas. Eles nunca vão dormir em paz.

Seguiremos juntas.

SE O KIKE MUR CAIR, ZARAGOZA SE LEVANTA!

okupa.noblezabaturra.org

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/06/24/espanha-cso-kike-mur-em-luta/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/05/31/espanha-zaragoza-comunicado-da-assembleia-do-c-s-o-kike-mur/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/12/26/espanha-19-de-dezembro-comunicado-do-cso-kike-mur/

agência de notícias anarquistas-ana

na blusa velha,
muitas borboletas –
ele adora tocá-las…

Rosa Clement