[Chile] O pior vírus é a catástrofe capitalista

Difundimos panfleto distribuído na zona oeste de Santiago hoje (25/03):

Ante a crise sanitária atual, produto da propagação massiva do Covid-19 entre a população mundial, se disse que o Estado é “ineficiente” e “inoperante” quanto às medidas que tomou para proteger a população. A realidade, a verdade, é que o Estado é altamente eficiente em seu verdadeiro propósito: manter funcionando a máquina da exploração capitalista que se alimenta do trabalho assalariado. De fato, o Estado demonstrou até tal ponto sua eficiência para tal fim, que durante semanas expôs a grande maioria da população trabalhadora ao contágio somente para evitar perdas econômicas ao empresariado. E seguirá fazendo-o.

Nossas necessidades, as necessidades humanas, são completamente opostas e inimigas das necessidades da classe capitalista: eles querem acumular riqueza a todo custo, quer dizer, nos querem trabalhando para enriquecê-los; enquanto que nós queremos viver e nos mantermos saudáveis, portanto, devemos deixar de trabalhar para evitar o risco de contágio.

Não existe nenhuma razão racional nem humana para não cessar o trabalho e o transporte público, a única razão pela qual não se aplica a quarentena total é porque necessitam nosso trabalho para criar riqueza. Consequentemente, a solução a esta crise somente virá de nós, quer dizer, de uma greve geral de toda a classe trabalhadora. A desumanidade e cobiça da classe capitalista na região chilena chega até o ponto de que declaram explicitamente esta crise sanitária como uma oportunidade excelente para fazer negócios. A prova disso é que cobram somas altíssimas para fazermos o exame que detecta o vírus, sobem o preço das mascaras e outros elementos protetores, enquanto que os hospitais públicos apenas têm instrumentos para atender aos afetados, as clínicas privadas se enriquecem curando os ricos. Por outro lado, os diretores executivos das AFPs [Administradoras de Fundos de Pensão] já salivam pensando nos futuros lucros que lhes trarão milhares de pensões não pagas pelo falecimento dos idosos mais vulneráveis.

Para nossos exploradores o coronavírus não é uma desgraça, é um negócio! Não querem evitar a propagação do vírus, querem evitar que afete seus negócios!

O Estado já fez sua escolha – como se os mortos e torturados durante a revolta não bastassem para demonstrar a verdadeira função repressiva do Estado – e escolheu o lucro econômico do capital antes das nossas vidas. Para os que nos governam, nossas vidas são números em um gráfico. E mais, pela televisão difundem abertamente suas expectativas sobre o número de contágios que esperam para os próximos meses. Não buscam salvar vidas, somente calculam quantos de nós podem morrer sem que se detenha a máquina da exploração. Então, nós devemos, nós NECESSITAMOS, escolher nossas vidas antes de seus lucros.

SOLIDARIEDADE DE CLASSE PARA CUIDAR-NOS!

GREVE GERAL PELA VIDA E CONTRA O CAPITAL!

Omnia Sunt Communia

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/27/chile-ante-a-crise-sanitaria-paralisar-a-producao-quarentena-total-e-greve-geral/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/25/chile-miseria-repressao-morte-doenca-isolamento-e-terror-e-a-unica-coisa-que-recebemos-dos-estados-e-do-capitalismo/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/22/chile-salvemos-as-pessoas-e-enterremos-o-capitalismo/

agência de notícias anarquistas-ana

Libélulas!
Dá saudades da terra natal
A cor deste muro.

Buson