[EUA] Antifascistas, médicos de rua produzem antisséptico para combater o vírus

Por Zane Sparling | 07/04/2020

Rosehip Medic Collective e Popular Mobilization, grupos de Portland, estão fazendo antisséptico manual grátis no Q Center.

Eles podem estar usando máscaras, mas não é um protesto no centro.

Organizações antifascistas de Portland e médicos de rua locais estão de mãos dadas (com luvas) para produzir mais de 7.000 frascos de antisséptico manual. A pequena equipe está distribuindo o produto, de graça, para grupos que servem os sem-teto e outras populações de risco.

O projeto, iniciado por volta de três semanas atrás, enviou pequenos carregamentos com centenas de frascos para muitas organizações cujo orçamento não permite comprar produtos germicidas. Incluem-se aí o Sisters of the Road, Portland People’s Outreach Project, Outside In, Mealson Wheels, Street Roots e Voz.

“Somos vistos como médicos de rua. É isso mesmo que somos. Mas também somos, e sempre fomos, uma organização comunitária de saúde”, disse Ryan, do Rosehip Medic Collective, que não quis seu sobrenome publicado. “A maioria dos nossos produtos são distribuídos no mesmo dia que produzimos”.

O trabalho é financiado por doações comunitárias e é feito no Q Center, um espaço para a comunidade LGBTQ+. O zumbido de um misturador elétrico foi a trilha sonora de uma visita à linha de produção improvisada na terça, dia 7 de abril. Meia dúzia de voluntários estava ocupada medindo glicerina e álcool, misturando os ingredientes ou envazando o antisséptico em frascos maiores ou recipientes individuais.

Outro grupo envolvido nessa iniciativa é o Popular Mobilization, que normalmente publica sobre comícios e chama atos-resposta que atraem centenas de manifestantes trajados de preto, conhecidos como antifa.

“Temos que nos proteger, e somente nossa comunidade pode cuidar de nossa comunidade”, disse Effie Baum, uma representante do Pop Mob. “O estado não vai nos proteger”.

Alguns dos produtos foram doados a funcionários de transporte, entregadores e mesmo alguns funcionários da TriMet (empresa de transporte púbico) que não receberam antisséptico de seus empregadores. Os voluntários também doam frascos de Lysol (desinfetante) conforme a necessidade.

Os grupos não estão aceitando mais nenhum voluntário para trabalho presencial, com o fim de evitar a transmissão do vírus, mas criaram um GoFundMe (vaquinha virtual) para receber doações financeiras. Ryan disse que o custo para produzir um galão (3.74 litros) de álcool é 65 dólares, que equivale a, aproximadamente, 64 frascos individuais.

“Nossa cidade e nosso país já se mostraram indiferentes às populações de rua durante todo o período em que não havia a pandemia”, disse Baum. “A iniciativa pode, ao menos, oferecer a essa população alguma proteção”.

Fonte: https://pamplinmedia.com/pt/9-news/461603-375068-anti-fascists-street-medics-make-sanitizer-to-fight-virus?wallit_nosession=1&fbclid=IwAR2i6W5UO1O84mXdZUS5AICFyuETYc0qZ7U3i2iEGodUv-rP-3-alb6JRzU

Tradução > Schwartz

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/11/reino-unido-esse-pensador-anarquista-ajuda-a-explicar-porque-nos-sentimos-tao-motivados-a-ajudar-um-ao-outro-durante-a-crise-do-coronavirus/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/03/27/espanha-ajuda-mutua-etica-anarquista-em-tempos-de-coronavirus/

agência de notícias anarquistas-ana

O vento… a chuva…
Da araucária nanica
Cai a última pinha.

Angela Semczeszm, 13 anos