[Peru-Equador] Ataque ao acampamento mineiro de San Carlos

Na noite de 28 de março, o acampamento mineiro de San Carlos-Panantza da empresa Eplor Cobres (EXSA), situado na província amazônica de Morona-Santiago, foi atacado com armas de fogo e dinamite. Os guardas foram evacuados e tudo o que estava no interior foi destruído (veículos, equipamentos, edifícios). As mídias falam também de roubo de material de valor.

Recordemos que faz quinze anos, a extração mineira na região encontra uma oposição intransigente e determinada de uma parte da população local pertencente em sua maioria ao povo indígena Shuar. Vários projetos mineiros (sobretudo de cobre e de ouro) se concentram nesta região fronteiriça da Cordilheira do Condor, entre Peru e Equador, devastando a selva e seus habitantes com suas máquinas e venenos. Em 2006, o acampamento de San Carlos de Panantza já havia sido expulso e ocupado por um grupo de Shuar. A comunidade Nankints, criada no lugar do acampamento, foi desalojada 10 anos depois pelo exército equatoriano. Em novembro de 2016, um grupo de Shuar ataca com armas de fogo e volta a ocupar o acampamento (matou-se um policial, e vários feridos de ambos os lados). Mas desta vez a ocupação dura somente dois dias, pela intervenção do exército, a proclamação do estado de emergência e a ocupação militar da região. Nesta ocasião, várias famílias tiveram que refugiar-se na selva e suas aldeias foram ocupadas e saqueadas pelos militares. Hoje, com esta nova ação, vemos que a luta não se acaba, e que uns indivíduos determinados podem parar o avanço destes projetos de morte.

>> Para saber mais, aqui vai o link do documentário “Acima as lanças contra as minas” sobre as lutas contra as minas na Cordilheira do Condor, nos dois lados da fronteira Peru-Equador:

https://www.youtube.com/watch?v=u5mbDs3Eqak

Fonte: https://nantes.indymedia.org/articles/49572

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/03/10/mulheres-shuar-rompem-o-cerco-do-estado-de-excecao-no-equador/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2017/03/03/equador-os-shuar-contra-o-estado-e-o-capital/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2016/12/22/equador-manifesto-em-defesa-do-territorio-shuar/

agência de notícias anarquistas-ana

Quietude —
O barulho do pássaro
Pisando folhas secas.

Ryûshi