[Reino Unido] Vídeo | Manifestantes derrubam estátua de comerciante de escravos em Bristol

Manifestantes que saíram às ruas na cidade de Bristol para participar de protesto do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) derrubaram uma estátua de um comerciante de escravos.

Em seguida, eles empurraram a estátua pela cidade até o rio Avon, enquanto milhares de pessoas marchavam em protesto contra a brutalidade policial após a morte de George Floyd. 

O memorial em homenagem a Edward Colston, que fez sua fortuna no comércio de escravos nos anos 1600, permanecia na cidade desde 1895. Nos últimos anos a estátua tinha sido objeto de várias petições – a mais recente das quais recebeu mais de 10.000 assinaturas. 

Neste domingo (07/06), os manifestantes resolveram o assunto com suas próprias mãos, amarrando uma corda em volta da cabeça da estátua – que antes havia sido coberta por um pano preto para a marcha – e puxando-a para o chão.

O monumento foi retirado do centro da cidade e despejado sem cerimônia no porto de Bristol – quase exatamente no ponto em que os navios de Edward Colston teriam partido para a África Ocidental.

O superintendente da polícia local anunciou que vai realizar uma investigação para identificar o pequeno grupo de pessoas “que cometeram claramente um ato criminoso”.

Um dos homens que ajudou a empurrar a estátua água abaixo disse a imprensa local: “É o que ele merece. Eu estive esperando minha vida inteira por esse momento. É uma sensação incrível, parece o fim de um capítulo. É o que todos nós precisamos.”

>> Veja o vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=qejY3gfv72s

Fonte: agências de notícias

agência de notícias anarquistas-ana

Cansei da viagem
hoje faz quantos dias?
Vento de outono.

Bashô