[Grécia] Incêndio devastador varre campo de refugiados sírios em Moria

A Verdade do apelo de emergência dos oprimidos

• As organizações de trabalhadores da Grécia e de toda a Europa devem assumir a luta dos imigrantes e refugiados agora!

• Abram as fronteiras! Completa documentação e direitos para os refugiados e imigrantes! Moradia e trabalho digno para todos!

Um incêndio devastador foi desencadeado e devastou um dos maiores campos de refugiados da Europa, o campo de Moria, localizado na ilha de Lesbos, Grécia. As condições neste campo são subumanas. 13.000 refugiados vivem lá completamente amontoados em um local que foi construído para 3.000 pessoas. Muitos vivem em tendas, lado a lado, em famílias de seis. Na verdade, há uma torneira para cada 1.300 pessoas, um chuveiro para 240 pessoas e um banheiro para 170 pessoas. Não há cuidados de saúde ou produtos básicos suficientes.

Não existem condições mínimas de higiene, o que preparou um ambiente favorável à disseminação do coronavírus. Moria registrou na semana passada seu primeiro caso positivo de COVID-19 e mais 35 foram detectados imediatamente, todos foram colocados em isolamento, mas estima-se que os casos tenham se multiplicado.

Incêndios e terríveis devastações são consequências dessas condições habitacionais extremamente precárias. O fogo se espalhou rapidamente pelo campo e os refugiados foram evacuados à força para salvar suas vidas. Mas eles perderam até mesmo o pouco que tinham. Milhares e milhares de refugiados estão agora vagando pela ilha de Lesbos ao ar livre, sem absolutamente nada, em meio à pandemia.

Foi assim que primeiro o Syriza [esquerdista] e agora o Nova Democracia [direitista] os deixaram, nessas condições terríveis, à mercê de constantes ataques e perseguições de gangues fascistas e agora o incêndio devorou todo o resto. O Syriza os prendeu, os matou de fome, os explorou como animais, enquanto prendia os jovens que os defendiam e os fascistas ficavam livres, e agora o Nova Democracia os estão prendendo.

Os refugiados escaparam do genocídio perpetrado na Síria pelo fascista Bashar al-Assad por conta de todas as potências imperialistas. Eles arriscaram suas vidas cruzando o mar para encontrar um lugar onde eles e suas famílias pudessem ter uma vida decente. As potências imperialistas de Maastricht fecharam suas fronteiras e os colocaram para viver nesses campos de concentração. Eles são os responsáveis pelo incêndio que devastou Moria e a situação dos refugiados hoje!

As organizações operárias deixaram os refugiados à própria sorte sob a imperialista União Europeia e dos tormentos das gangues fascistas que se mobilizam para quebrar a cabeça de qualquer um que não se submeta a estas prisões a céu aberto que são os campos de refugiados. O PC (partido comunista), que dirige as organizações sindicais na Grécia, continua a olhar para o outro lado de propósito. Eles defenderam no parlamento grego o espancamento dos jovens que se manifestaram nas ruas, eles apoiaram abertamente al-Assad, o autor do massacre que destruiu as casas e vidas dos refugiados na Síria. Chega de silêncio das organizações operárias!

Em A verdade do oprimido, fazemos uma chamada de emergência para todas as organizações de trabalhadores na Grécia e em toda a Europa. Elas devem liderar a luta pelo direito à moradia digna, saúde, abertura das fronteiras, trabalho digno com salário igual à cesta familiar para todos, e todos os papéis e direitos para os refugiados e imigrantes. A mesma classe, a mesma luta de toda a classe operária europeia! Os refugiados devem ser filiados como membros honorários dos sindicatos!

Por um Comitê de Saúde garantido pelos sindicatos! Moradia decente agora para os refugiados de Moria!

Milhares e milhares de refugiados estão a céu aberto na ilha de Lesbos, mas isso também acontece em Atenas e outras cidades gregas… Não há tempo a perder!

Fonte: https://athens.indymedia.org/post/1607103/

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/17/grecia-video-moria-um-dia-vamos-pagar-por-isso-os-gritos-agonizantes-de-imigrantes-sendo-atacados-com-gas-lacrimogeneo-por-policiais-de-choque/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/09/16/grecia-video-moria-lesbos-2-000-imigrantes-protestam-com-apenas-uma-demanda-liberdade-azadi/

agência de notícias anarquistas-ana

mar não tem desenho
o vento não deixa
o tamanho…

Guimarães Rosa