Documentário | “Exarchia: Resisting gentrification”

Edições Redfish. 14:57 minutos de duração. Dezembro de 2019.

Redfish nos traz esta mini reportagem sobre a situação atual de luta no populoso bairro ateniense de Exarchia. O bairro do protesto, da auto-organização e da solidariedade vive momentos de assédio por parte do Estado. Desde que no mês de julho passado o direitista Nova Democracia se elevou com a vitória nas eleições gregas, o bairro se converteu na diana do novo macho alfa a mando do país. A ideia, apagar do mapa todos os espaços ocupados do bairro, esvaziá-lo de esquerdistas, anarquistas, imigrantes e pobres em geral. Dar-lhe uma nova cara a esta zona tão central, mais chic, mais turística. E para isso, nada melhor que uma boa dose de gentrificação e muita polícia.

Exarchia se converteu nos 70 em um dos pontos quentes dos protestos que acabaram com a “Ditadura dos Coronéis”, e desde então lhe acompanha um espírito crítico, criativo e horizontal que chega até nossos dias, onde destacam a grande quantidade de espaços ocupados que dão acolhida a imigrantes, ainda mais desde a chamada “crise dos refugiados” de 2015: lar, lugares de encontro, aulas de grego ou clínicas de saúde autogestionadas e gratuitas para os que foram excluídos da saúde pública. Uma comunidade que se protege e cria a si mesma. E este é o espírito que está sendo atacado. Brutais subidas de aluguéis, assaltos a ocupações, detenções massivas de migrantes, aparição de novos negócios modernos. Um caminho já conhecido para a desestruturação do comum. O Estado mostrou suas cartas e o bairro trata de se defender.

Durante quinze minutos, numerosas entrevistas nos aproximam às vozes do bairro, aos que o habitam e lhe dão vida, mas também a quem pretende ser seus coveiros. O documentário está gravado em grego e em inglês, mas pode ver-se com legendas em castelhano .

>> Veja aqui:

https://www.youtube.com/watch?time_continue=180&v=pbUvV-OufKk&feature=emb_title

Vivemos juntos, lutamos juntos, brigamos juntos, estamos aqui juntos – Habitante e ativista do bairro de Exarchia

Fonte: https://www.todoporhacer.org/exarchia-gentrification/

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

rua em que nasci
as crianças riem
o riso do velho

Ricardo Portugal