[EUA] Manifestantes derrubam estátuas dos ex-presidentes americanos Roosevelt e Lincoln

Em protesto ao Dia de Colombo, manifestantes derrubaram estátuas dos ex-presidentes Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln na noite deste domingo (11/10), na cidade de Portland, como forma de protesto.

Os organizadores do protesto apelidaram o evento de “Dia da Fúria dos Povos Indígenas”, em resposta ao feriado federal em homenagem ao explorador italiano do século 15 Cristóvão Colombo, uma figura que os defensores dos índios americanos disseram ter estimulado séculos de genocídio contra as populações indígenas nas Américas.

O grupo jogou correntes ao redor da estátua de Roosevelt, oficialmente intitulada “Theodore Roosevelt, Rough Rider”. Eles jogaram tinta vermelha no monumento e começaram a usar um maçarico na base da estátua. De acordo com a imprensa local, certa vez Roosevelt expressou hostilidade para com os nativos americanos, dizendo: “Não chego a pensar que os únicos índios bons são índios mortos, mas acredito que nove em cada dez são…”

Os manifestantes também vandalizaram a fachada de uma universidade e da sociedade de História.

Estas são as mais recentes estátuas derrubadas em uma onda de protestos desencadeados pela morte de George Floyd, um homem negro que foi sufocado por um policial branco em Minnesota em 25 de maio.

Fonte: agências de notícias

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/25/eua-trump-manda-prender-quem-atacar-estatuas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/20/eua-washington-dc-monumento-confederado-derrubado/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/19/canada-monumento-em-homenagem-ao-racista-john-a-macdonald-e-vandalizado-com-tinta/

agência de notícias anarquistas-ana

Grito da sineta
na última aula. Alegria.
Depois o silêncio.

Alexei Bueno