[EUA] Três fotos coloridas que mostram o terror da escravidão há 160 anos

Os recentes protestos nos Estados Unidos do movimento Black Lives Matter têm despertado a atenção sobre as injustiças históricas sofridas e vivenciadas pela população negra, e entre elas, a mais impactante de todas: a escravidão.

Pensando em dar voz para o discurso antirracismo, o editor de fotografia Tom Marshall resolveu coletar uma série de imagens em preto e branco do fim do período de escravatura nos EUA, entre aos anos 1850 e 1930, e entregar a elas uma nova coloração que destaquem os horrores da época.

1. Escravo açoitado

A imagem do “escravo açoitado” se tornou uma das mais populares sobre a escravidão norte-americana e circulava bastante entre os grupos abolicionistas do país. Nela, o escravo fugitivo Gordon, também conhecido como “Peter chicoteado”, mostra seus ferimentos durante uma consulta médica realizada na Luisiana, em abril de 1863.

Antes da sua fuga, Gordon precisou esfregar cebolas em todo seu corpo para enganar o olfato dos cães farejadores. O homem, então, refugiou-se entre o Exército da União, que lutava pelo lado abolicionista na Guerra Civil Americana.

O retrato é a marca de dor e sofrimento deixado sobre a pele da população negra neste período sombrio da história humana.

>> Para ler o texto na íntegra, clique aqui:

https://www.megacurioso.com.br/educacao/116561-3-fotos-coloridas-que-mostram-o-terror-da-escravidao-ha-160-anos.htm

agência de notícias anarquistas-ana

Algo faz barulho —
Cai sozinho, sem ajuda,
O espantalho.

Bonchô