[EUA] Portland: Monumento ao Genocídio Derrubado e Desfigurado

Terras Ocupadas dos Chinooks. Véspera de Ação de Graças.

Poucos dias antes, camaradas anarquistas indígenas fizeram uma chamada pública para uma noite de ataque descentralizado contra os símbolos do colonialismo na véspera do dia de Ação de Graças (26/11). Para um grupo de desordeiros anarquistas, um alvo em particular veio à mente.

Desde 1903, um memorial de guerra de bronze dedicado aos soldados das guerras mexicano-americana, hispano-americana e americano-indígena ficava no alto de um pedestal de pedra no cemitério de Lone Fir em Portland. Esta desavergonhada celebração do imperialismo americano, colonialismo e genocídio consagrou a imagem de um soldado colonizador em uma grotesca demonstração de orgulho nacionalista. Este colonizador de bronze em particular ficou em pé por muito tempo, e esta noite seria uma ótima noite para mudar isso.

Com a pandemia do COVID-19 e o clima frio e úmido, poucos saem de casa até tarde, tornando as ações diretas noturnas mais fáceis de realizar sem testemunhas acidentais.

As ruas brilhavam molhadas com a chuva fraca de mais cedo, e a lua crescente brilhava através das nuvens enquanto o pequeno grupo de jovens anarquistas se reunia muito depois do anoitecer. Mascarados e vestidos discretamente, usando luvas para não deixar impressões digitais, eles carregavam consigo tudo o que precisavam e nada mais. Aderindo às sombras das ruas laterais silenciosas, eles se aproximaram do cemitério. Em um momento em que os sons dos carros eram apenas ecos distantes, eles se ajudaram a pular a cerca pontiaguda do cemitério e rapidamente se encontraram entre as lápides sombreadas.

A equipe moveu-se em direção à alta estátua de bronze que pairava sobre os túmulos ao redor e fez um amplo círculo ao redor dela, garantindo que estivessem sozinhos. Hora de agir.

Enquanto um agia como vigia, outros removeram latas de tinta spray e rapidamente cobriram todos os lados da base da estátua com seus pensamentos sobre o monumento. “EAT SHIT COLONIZER (Vá à merda colonizador)” em letras vermelhas em negrito estava pintado no pedestal. Placas celebrando os atos genocidas dos soldados consagrados foram cobertas com tinta. Agora ele iria cair.

Um encrenqueiro foi ajudado a subir na base da alta estátua e eles amarraram uma alça grossa e resistente de poliéster de 10 metros ao redor do pescoço do soldado de metal. Pulando para baixo, ele se juntou aos outros e todos começaram a puxar como um só. Combinando com silenciosos “heave, ho!”, a estátua começou a se curvar na base. Correndo para o outro lado do monumento, eles o puxaram de volta na outra direção. Repetindo isso, para frente e para trás, para frente e para trás, a estátua se curvou mais e mais, até que com um forte puxão contra a alça em seu pescoço, ela foi puxada para a horizontal. Ainda mal conectada à sua base, os anarquistas puxaram a correia em um ângulo, torcendo a estátua contra sua base. Eles a puxaram pelo pescoço até que, com um estrondo, ela se soltou do pedestal e caiu, de cara no chão.

Colonizador DERRUBADO!!

Com adrenalina bombando, corações acelerados e a crescente satisfação de um trabalho bem feito, o colonizador foi coberto com um pouco de tinta vermelha ao cair no chão onde deveria. A correia, cumprida sua função, foi removida do pescoço do soldado caído e colocada de volta em uma mochila comum. Um último olhar satisfeito para um colonizador com o rosto na terra. Aparentemente despercebidos, os jovens anarquistas saíram do local de sua travessura, deixando apenas a destruição de suas ações para trás. Eles ajudaram uns aos outros a pular a cerca e desapareceram novamente nas ruas iluminadas pelo luar, pois a cidade é grande e a noite ainda era jovem…

Fonte: https://pugetsoundanarchists.org/portland-monument-to-genocide-toppled-and-defaced/

Tradução > A. Padalecki

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/10/13/eua-manifestantes-derrubam-estatuas-dos-ex-presidentes-americanos-roosevelt-e-lincoln/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/25/eua-trump-manda-prender-quem-atacar-estatuas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/06/20/eua-washington-dc-monumento-confederado-derrubado/

agência de notícias anarquistas-ana

Frases compostas
no sol que passeia
sob minha caneta.

Jocelyne Villeneuve