Balanço da FOB-SP sobre o ato de 19 de junho: “Que daqui para frente seja ainda maior e mais forte!”

Ao longo das últimas semanas, a FOB-SP vem construindo uma frente de luta junto a diversas organizações do campo combativo com o objetivo de denunciar os ataques à classe trabalhadora, exigindo vacina, salários, auxílio emergencial real, o fim dos despejos e das demissões e a garantia de emprego a toda a população.

Tanto no dia 29 de maio quanto no 19 de junho, o bloco convocado pela FOB-SP e demais forças da frente se concentrou na praça do ciclista, ganhou força e adesão e marchou em direção ao MASP para demarcar sua linha política combativa e antieleitoreira.

Nas duas ocasiões, nós da FOB-SP realizamos o enforcamento e queima do boneco judas de Bolsonaro, em um ato simbólico mas efetivo de promover a saída combativa e denunciar qualquer falsa promessa de “Fora Bolsonaro” através do Congresso ou das eleições.

No 19J, seguimos até o ponto de encontro de outro bloco combativo no intuito de juntar esforços e garantir uma maior unidade, tão necessária no momento. Lá, incendiamos a bandeira do país que dá sustentação a este podre governo: a bandeira yankee do imperialismo Estadunidense, maiores inimigos dos povos da América Latina há décadas.

Logo em seguida, seguimos em marcha até a Rua da Consolação, onde parte da manifestação ocupou a segunda faixa da avenida, levantando barricadas e impondo ao ato um caráter mais radicalizado e popular. Compreendemos a justeza das ações e nos colocamos sempre em sua defesa.

Este processo rapidamente gerou atrito entre os manifestantes e motoristas que ali passavam, fato que seria facilmente resolvido, porém militantes do MTST atacaram alguns manifestantes no intuito de desocupar a via e proteger as forças de repressão. Condenamos fortemente esta ação por seu caráter reacionário de criminalização da luta popular e linha auxiliar da polícia.

Diante deste ataque acreditamos que, ao invés de aceitarmos a posição de vítimas que tentam nos impor a todo custo, devemos praticar a autodefesa revolucionária e organizar o revide, assim como fazemos diante dos ataques das forças de repressão. Como FOB-SP, sempre nos colocaremos em defesa da justa ação das massas e jamais recuaremos diante de ameaças ou tentativas de intimidações por parte de qualquer organização. Nos defenderemos como for preciso, revidando qualquer ataque na mesma altura.

Ao final do ato, a polícia jogou bombas de gás lacrimogênio em direção aos manifestantes do bloco combativo e dispersou a manifestação, atuando em claro alinhamento com as forças políticas do campo reformista, que sempre encerram os atos de forma festiva, em praça pública e distante de qualquer órgão do Estado que deva ser responsabilizado (secretarias, palácios, sedes…).

A FOB-SP tentou seguidas vezes levar o ato até a prefeitura, mas provocações por parte da polícia foram respondidas precipitadamente e acabaram contribuindo para o encerramento da manifestação na praça Roosevelt, cumprindo assim a expectativa do governo, da polícia e do reformismo de manifestações inofensivas, momentâneas e politicamente vazias.

Por isso, é preciso que o bloco combativo e todos os companheiros e companheiras de luta tenham clareza dos objetivos políticos e mantenham o alinhamento tático para não contribuir com os reformistas que buscam sempre esvaziar o ato e seu conteúdo político, instrumentalizando as manifestações para suas candidaturas eleitorais.

Apesar desses problemas, entendemos que o ato foi, mais uma vez, vitorioso. Nosso bloco combativo cresce a passos largos e seu apoio também. As diversas organizações e forças combativas se somam e atuam cada vez mais em conjunto. Impusemos, nas duas manifestações, a linha política correta e comunicamos nossas reivindicações classistas e combativas. Que daqui para frente seja ainda maior e mais forte!

Convidamos a todos e todas para se organizarem junto à FOB e somarem nos atos e nas lutas que virão.

Construir o Sindicalismo Revolucionário!

Organizar a Greve Geral e a Rebelião!

Derrotar o governo militar e o capitalismo!

Construir o Socialismo!

Federação das Organizações Sindicalistas Revolucionárias do Brasil – SP

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/06/28/nota-de-repudio-nos-contra-nos-nao-faz-sentido/

agência de notícias anarquistas-ana

as pálpebras do gato
ao ritmo das gotas
do candelabro

Valentin Busuioc