[Bielorrússia] Antifascista detido e condenado a servir 18 meses de trabalho forçado por uma performance de rua

O ativista bielorrusso, antifascista e cantor da banda de street punk Mistee X, Igor Bancer, foi enviado a um campo de trabalho depois de um veredito que o sentenciou a 18 meses de serviço forçado.

Igor não é um novato quando se trata de opressão de estado e já foi preso múltiplas vezes no passado. Desta vez, Bancer foi detido e acusado de vandalismo no dia 20 de outubro de 2020. Seu “crime” foi uma performance de rua que envolvia dançar em frente a uma viatura mostrando suas nádegas aos policiais. No entanto, o motivo real por trás da sua prisão e detenção parece ser sua oposição descompromissada com o regime ditatorial da Bielorrússia. Além disso, sua participação nos protestos pós-eleição que se passaram no país no ano passado e suas atividades políticas de longa data.

Bancer passou 5 meses na prisão depois de ser sentenciado em outubro de 2020. Durante este período aprisionado, ele enfrentou diversos tipos de repressão: sua detenção foi prolongada sem nenhuma justificativa e seu julgamento foi adiado. As visitas de família foram negadas a ele e foi proibido de receber pacotes vindos de fora. Ele foi transferido entre diversas prisões e submetido a isolamentos várias vezes, sempre sob o pretexto da pandemia de Covid-19.

Apesar disso tudo, Igor continuou exigindo seus direitos humanos básicos. Como punição, ele foi enviado para uma prisão psiquiátrica, onde ele recusou as consultas médicas na ausência do seu representante legal. No dia 3 de março de 2021, Bancer iniciou uma greve de fome “seca” para protestar contra a sua detenção e o tratamento que vinha recebendo. Ele foi sentenciado no dia 19 de março e solto para aguardar transferência para uma penitenciária. No dia 17 de junho, ele foi mandado de volta para a prisão para cumprir sua sentença.

Você pode escrever para Igor no seguinte endereço:

Bantser Igor Romanovich

IUOT-9, ul. 3 Chepinskaya

Vitebsk, 210034

Bancer é um entre muitos anarquistas e antifascistas encarando duras repressões na Bielorrússia. Mais atualizações estão disponíveis no site da ABC Belarus (abc-belarus.org)

Fonte: https://freedomnews.org.uk/2021/07/16/belarus-antifascist-detained-to-serve-18-months-of-forced-labour-for-a-street-performance/

Tradução > Calinhs

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/15/atualizacao-da-situacao-das-repressoes-na-bielorrussia-em-junho-de-2021/

agência de notícias anarquistas-ana

A velha mão
segue traçando versos
para o esquecimento.

Jorge Luis Borges