[Espanha] O Talibã e a guerra contra as mulheres

A retirada das tropas norte-americanas do Afeganistão trouxe mais uma vez à tona a situação das mulheres em regimes totalitários patriarcais. O Ocidente, criador e exportador de monstros, que tem uma rara capacidade de fazer os outros sofrer as consequências de suas políticas predatórias, agora se compadece do destino das mulheres afegãs. Os racistas culpam o problema dessa religião demoníaca, o Islã, esquecendo o caráter fanático que todas as religiões patriarcais podem adquirir quando convém às elites dirigentes. Eles também fecham os olhos para o fato de que o fundamentalismo islâmico é um fenômeno relativamente recente, alimentado na época pelos blocos beligerantes da Guerra Fria, e que os mesmos ultrajes que nos horrorizam no Afeganistão são gentilmente tolerados em regimes “amigáveis” como o da Arábia Saudita.

As justificativas que o Ocidente usou há vinte anos para a guerra com o país, a de pôr fim ao terrorismo islamista e estabelecer uma democracia, pondo fim ao regime talibã, foram agora esquecidas. Tendo obtido o controle sobre os recursos naturais, o Talibã não incomoda mais o Ocidente. Vinte anos de ocupação militar, tantas vidas perdidas e tanto dinheiro que os estados têm tirado dos cidadãos para manter o negócio de armas, energia e matérias-primas, serviram apenas para salvaguardar interesses geoestratégicos na área, e para trazer a monstruosidade do regime talibã de volta ao poder. Porque as ditaduras são os aliados naturais das potências imperialistas, que não querem de forma alguma a autodeterminação dos povos. Porque eles sabem que a autodeterminação é autogestão. Os trabalhadores dos países que consomem os recursos e matérias-primas nas áreas hoje em conflito, são os que devem tomar a iniciativa de criar uma alternativa a este sistema global de redes de extrema dependência econômica. Eles também estão envolvidos na fabricação de armas que são então utilizadas nestas guerras. Além do apoio internacionalista à resistência libertária nesses países, devemos estar conscientes de que o ataque vem do centro do sistema, que monstros como o Talibã são criados a partir daqui, a fim de alimentar um modo de vida desumano e insustentável, que está se voltando contra nós mesmos.

Agora, mais do que nunca, o movimento trabalhista enfrenta o desafio de integrar lutas e responder com a máxima eficácia ao desafio lançado pelo capitalismo global. Enquanto apelos ao patriotismo e ao nacionalismo são feitos para justificar ditaduras ou guerras neocoloniais pelo petróleo, o aumento dos desastres naturais associados ao aquecimento global devido à queima de combustíveis fósseis está nos colocando em um cenário de extinção. A própria epidemia da COVID certamente não é estranha à destruição dos ecossistemas, e ninguém, nem mesmo o mais rico, é poupado da investida do câncer, uma doença intimamente ligada à poluição ambiental e que, devido à sua gravidade, já é a segunda principal causa de morte no mundo.

Embora as informações que recebemos diariamente sejam fragmentadas, não é difícil colocar o quebra-cabeça em ordem. Capitalismo, fascismo, ecocídio, feminicídio… são fenômenos intimamente ligados, facetas do mesmo sistema de exploração-domínio global. Na medida que o capitalismo avança, ele precisa cada vez menos de um disfarce democrático, e as hierarquias ressurgem em toda sua crueza e ainda pior. A situação das mulheres no Afeganistão ilumina o lugar central que o patriarcado ocupa em regimes de opressão, em um momento em que o esgotamento dos recursos naturais está exacerbando o ecocídio, o neo-imperialismo, o racismo, o patriarcado… tudo isso é sinônimo de máxima opressão e que chamamos de fascismo. Esses fenômenos, que andam de mãos dadas com o feminicídio, estão ocorrendo no Afeganistão com o Talibã, mas também em territórios onde a depredação capitalista é mais evidente, como o Congo ou Ciudad Juárez, no México [1].

Eles também estão tendo um impacto aqui no Ocidente, no centro do sistema, onde estamos testemunhando a decomposição das democracias parlamentares e o avanço dos fascistas populistas, e uma onda de anti-feminismo e violência contra as mulheres inimaginável para o feminismo, que se institucionalizou e pensou já ter conseguido tudo.

No Afeganistão, as mulheres são a moeda de troca com a qual o mercenário é pago. Jovens afegãos crescendo em um país ocupado, sem futuro e com sua dignidade cultural pisoteada, estão inscritos nas forças da ultra-direita com a promessa de que não precisam lutar contra o tirano: cada um deles, por sua vez, pode se tornar um tirano.

O capitalismo, neste momento extremo de sua história, se volta para os corpos e vidas das mulheres, de modo que são elas que pagam o preço pelo ódio e frustração de uma geração de jovens sem futuro. É no rosto grotesco do Talibã que vemos claramente o poder corruptor da ideologia capitalista, patriarcal e fascista. A revolução será feminista e libertária ou não será.

Grupo Anarcofeminista Moiras

[1] Ver Segato, Rita. La guerra contra las mujeres” (A guerra contra as mulheres). Traficantes de Sueños, Madrid, 2016.

Fonte: https://higiniocarrocera.home.blog/2021/08/20/los-talibanes-y-la-guerra-contra-las-mujeres/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/26/espanha-qatar-messi-e-terrorismo-islamico/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/23/espanha-o-afeganistao-e-as-guerras/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/20/espanha-notas-sobre-a-queda-do-afeganistao-nas-maos-do-taliba/

agência de notícias anarquistas-ana

terno salgueiro
quase ouro, quase âmbar
quase luz…

José Juan Tablada