Lançamento livro solidário ‘El Buen Trato’ e ‘Expropriação Anarquista’

Este material é um gesto solidário com Mónica Caballero e Francisco Solar, anarquistas presxs pelo Estado chileno desde junho de 2020. Os textos “Buen Trato” e “Expropriação anarquista”, escritos por Pascual Muñoz e traduzidos aqui para o português, narram a fuga de anarquistas da prisão uruguaia de Punta Carretas em 1931 e retomam uma série de expropriações feitas também por ácratas que viveram pela região do Rio da Prata nas primeiras décadas do séc. XX.

Ao trazer à tona esses momentos inscritos na história das lutas ocorridas neste continente, este livro não foca em um passado distante, idealizado, romantizado. Tampouco expressa um sentimento nostálgico de um momento perdido. Pelo contrário, evidencia uma história do presente e é como um presente da história que nos possibilita ampliar a perspectiva sobre os diferentes modos de enfrentamento e sobre a prática da anarquia no aqui e agora.

As ações narradas nos textos nos lembram um elemento que muitxs parecem fazer questão de esquecer: não há paraíso futuro, não há o depois, somente o agora, o instante no qual se vive. Não há conciliação e nem pacificação possível. A vida é combate e é preciso colocar nossos corpos no campo de batalha. Das mais diferentes maneiras, inclusive, quando necessário, cavar a terra com as nossas próprias mãos para abrir túneis por onde escaparão nossxs companheirxs.

A chama insurrecta arde sem cessar. E cada ação anárquica é um sopro de vida que a mantém permanentemente acesa. Nesse sentido, esta publicação tem como objetivo ecoar o enunciado presente em suas páginas: “a solidariedade ácrata é mais do que palavra escrita”. Buscamos espalhar a anarquia, assim como o vento que faz voar fagulhas que podem provocar grandes incêndios. Sabemos bem que de uma pequena brasa podem surgir enormes fogueiras que a tudo queimam. Nesse sentido, traduzimos e difundimos este material para impulsionar fugas, incitar a derrubada de muros, a destruição de grades e de prisões. E que da sociedade carcerária reste apenas escombros e cinzas. Que viva a anarquia!

edições insurrectas, 2021

fúria sudaka.

76pp.

R$25

TODO O VALOR DA VENDA SERÁ DESTINADO À MÓNICA E FRANCISCO.

Ninguém fica para trás!

Caso tenha interesse, envie um email para edicoes-insurrectas[arroba]riseup.net

edicoesinsurrectas.noblogs.org

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/03/palavras-anarquicas-e-subversivas-desde-as-prisoes-chilenas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/16/chile-palavras-da-presa-anarquista-monica-caballero-desde-a-prisao-morte-ao-estado-e-viva-a-anarquia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/08/06/chile-atualizacao-juridica-sobre-xs-companheirxs-monica-e-francisco/

agência de notícias anarquistas-ana

Velho casarão.
Iluminam o interior
raios de luar.

Fanny Dupré