[México] Segunda Feira Libertária Infantil “Construindo a Anarquia”

Cansados do silêncio, nos organizamos, cinco sedes no mesmo projeto trabalhando simultaneamente: Cdmx | Puebla | Sonora | Michoacán | Estado de México.

Estamos nos bairros, nos canteiros de obras e nas escolas. Estamos prontos e informados, ocupados e zangados.

Estamos em todos os lugares!

Colaborar, apoiar e divulgar…

Para mais informações sobre os locais onde ocorrerá ou se você quiser colaborar escreva para ferialibertariamexico@riseup.net

POR UMA EDUCAÇÃO QUE NOS ENSINA A PENSAR E A NÃO OBEDECER…

– apoio mútuo – antiautoritarismo – autogestão – solidariedade – liberdade – equidade – horizontalidade… –

A Feira Libertária Infantil é uma proposta feita por um grupo de indivíduos organizados, que se preocupam em melhorar a educação emocional das crianças, promovendo o desenvolvimento pleno e livre do ser humano, através de atividades realizadas a partir de diferentes disciplinas e abordagens, que visam criar e reforçar laços sociais como empatia, solidariedade, apoio mútuo e autogestão em várias comunidades. Eles identificaram que a privação emocional na infância é um problema emergente na sociedade atual, pois traz consigo condições que podem obstruir o sentido da vida no ambiente de uma criança e afetar negativamente seu pleno desenvolvimento.

É de grande importância reconhecer que há uma tendência a uma educação que oferece às crianças pouca ou nenhuma troca de afeto, pouca interação social com os outros, falta de clareza no estabelecimento de limites, pais e/ou mães distraídos digitalmente ou ausentes, juntamente com ambientes sociais complexos, nos quais se manifestam diferentes condições que favorecem a violência e a perda de espaços comunitários que representam alternativas a estas situações.

É por esta razão que o coletivo vem trabalhando em uma proposta de defesa comunitária chamada “Feira Libertária Infantil”, cujo objetivo é criar um espaço no qual gerar e fortalecer laços sociais que fomentem o respeito mútuo e a autonomia comunitária.

Tudo isso, através de oficinas gratuitas e exposições artísticas destinadas a pais, mães, famílias e comunidade em geral, que de forma lúdica poderão identificar ferramentas e habilidades para melhorar a gestão das emoções, bem como um reconhecimento da importância da ligação com seu entorno.

A proposta é também uma busca para recuperar espaços comunitários, gerando segurança, que fortalecem o intercâmbio de laços de solidariedade entre os habitantes da localidade.

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

entre flores velhas
o som da abelha
treme flores novas…

Luiz Gustavo Pires