[Bielorrússia] Anarquista Sergey Romanov condenado a 1 ano de prisão

Poucas semanas antes do julgamento do caso dos anarcos revolucionários, o juiz de Gomel Hlyshchankov Alexei Anatolievich (https://t.me/BlackBookGomel/266) condenou Sergey Romanov a um ano de prisão por violação da supervisão estatal.

Essa história começou após a libertação de Romanov em 2019: agentes locais do GUBOP [Escritório Geral de combate ao crime organizado] instalaram alguns processos administrativos contra o ativista e tentaram calá-lo antes mesmo das eleições de 2020. Devido aos apelos contra esses processos, eles não conseguiram e, em outubro de 2020, Romanov foi detido no caso dos anarcos revolucionários com Dmitry Rezanovich, Dmitry Dubovsky e Igor Olinevich. De acordo com o próprio Romanov, seu caso foi tratado por Yermoshkin Denis Aleksandrovich (https://t.me/karatelibelarusi/6905), um agente do GUBOP.

Particularmente, em pelo menos uma ocasião Yermoshkin usou um agente seu para atrair Romanov a um café que vendia álcool (o anarquista havia proibido de visitar estabelecimentos que vendessem álcool). Posteriormente, isso foi usado como prova de violação dos termos de supervisão.

O julgamento em si foi somente uma formalidade, como de costume, e o juiz impôs a punição solicitada pelo promotor.

Em sua declaração final, Sergey observou:

Tudo o que disse até aqui demonstra o preconceito do tribunal e da administração da colônia para me pressionar e discriminar minhas visões políticas que estão em desacordo com a política oficial do atual estado canibal. Onde os direitos humanos não existem na realidade. Onde os órgãos repressivos podem falsificar, espancar, torturar e assassinar cidadãos sem serem responsabilizados, porque, como disse o ditador, “às vezes pode não haver tempo para leis”. Essa prática fascista existe na Bielorrússia há décadas e seu tempo está chegando ao fim. O tempo de liberdade, lei e justiça chegará, e este processo não será interrompido.

Você pode apoiar Sergey enviando-lhe uma carta através do nosso formulário online (https://abc-belarus.org/?page_id=579) (o acesso é limitado na Bielorrússia)

Endereço para envio de cartas:

Romanov Sergey Aleksandrovich / Романову Сергею Александровичу
SIZO-3 / СИЗО-3
Knizhnaya Street, 1A / ул. Книжная, 1А
246003 Gomel / 246003, г. Гомель – Bielorrússia

Fonte: https://abc-belarus.org/?p=14417&lang=en

Tradução > Amós Rocha

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/09/15/repressao-na-bielorrussia-em-agosto-de-2021/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/07/27/servicos-especiais-da-ucrania-ajudam-o-regime-de-lukashenko-a-reprimir-anarquistas-na-bielorrussia/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/12/14/atualizacoes-sobre-os-parceiros-anarquistas-bielorrussos/

agência de notícias anarquistas-ana

A viva conversa
Da capa e do guarda-chuva —
Chuva de primavera.

Buson