[Espanha] Vídeo | Isto é guerra de classes: a polícia de choque espanhola invade a cidade de Cádiz como um exército

Guerra de classes: não apenas duas palavras, representando a guerra política e econômica do 1% e seu exército de políticos, burocratas e forças policiais contra o resto das classes socioeconômicas, mas uma realidade real, conforme retratado no vídeo abaixo na cidade de Cádiz, no sul da Espanha, onde um tanque foi instalado na segunda-feira, 22 de novembro de 2021, no bairro operário de Río de San Pedro de Puerto Real.

Por 8 dias, desde terça-feira, 16 de novembro de 2021, milhares de metalúrgicos estiveram em greve indefinida na província do sul da Espanha exigindo aumentos salariais, em conformidade com o aumento da taxa de inflação do país. Enquanto a inflação dispara, seus salários permanecem os mesmos. Mas não são apenas os metalúrgicos. Toda a província de Cádiz fez uma greve em solidariedade à luta dos metalúrgicos ontem, 23 de novembro, também aderida pelo sindicato estudantil da cidade. A greve é amplamente apoiada na região, que tem a maior taxa de desemprego da Espanha, com 23% de desemprego e mais de 40% entre os jovens. Os sindicatos relatam que 98% dos trabalhadores estão em greve à medida que a raiva aumenta em toda a região.

E não é só Cadiz. A agitação nas ruas está se espalhando por toda a Espanha. Os motoristas de caminhão convocaram uma greve de três dias no Natal devido ao aumento dos preços do diesel, enquanto os trabalhadores do setor automotivo convocaram um protesto em Madri contra o fechamento de fábricas devido à escassez de chips de automóveis. Além disso, as associações de consumidores já organizaram várias marchas contra o aumento das contas de luz, e até mesmo cabeleireiros têm feito protestos para exigir taxas de imposto de valor agregado mais baixas. O que os conecta a todos é o aumento do custo de vida.

Ao mesmo tempo, a Espanha rural está novamente em pé de guerra com os preços baixos que os intermediários pagam por seus produtos, bem como com o aumento dos custos de produção, de modo que os agricultores também planejam seus protestos. De acordo com o El Pais, no ano passado, a eletricidade aumentou 270%, o diesel para tratores 73%, os fertilizantes 48%, a água 33% e as sementes 20%.

De volta a Cádiz, uma cidade de 116.000 habitantes localizada na costa perto do Estreito de Gibraltar, a luta dos metalúrgicos rapidamente se transformou em uma rebelião contra as burocracias sindicais e um confronto com a coalizão governamental da Espanha, composta pelo Partido Socialista Espanhol (PSOE) e o Podemos. De acordo com o wsws.org, os sindicatos inicialmente convocaram protestos de um dia para tentar desacelerar, com um ato convocado em 10 de novembro reunindo 4.000 manifestantes em Cádiz e 2.000 em Algeciras. Com a CCOO e a UGT tendo concordado recentemente em fechar uma fábrica da Airbus em Cádiz, no entanto, eles se sentiram obrigados a convocar uma greve por tempo indeterminado, temendo perder o controle à medida que a raiva crescia entre os trabalhadores. Agora, os dirigentes sindicais admitem abertamente que perderam o controle da situação e não sabem como ordenar aos trabalhadores o fim da greve e aceitar cortes de salários e demissões.

E então é a polícia que alimenta a situação tensa com suas violentas tentativas de esmagar a greve, com policiais marchando para as fábricas ocupadas e agredindo trabalhadores, não apenas com cassetetes e gás lacrimogêneo, mas até com balas de borracha e veículos blindados. Apesar de seus violentos ataques, os trabalhadores de Cádiz mantêm sua posição, com barricadas em chamas por toda a cidade para bloquear as vias de acesso, estradas e pontes para as refinarias. Os policiais têm ficado para trás repetidas vezes sem poder retomar as fábricas dos trabalhadores pelo 8º dia consecutivo.

>> Veja o vídeo aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=ufAOTbMV5A8&t=36s

Tradução > Amós Rocha

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/29/espanha-cadiz-um-grevista-nao-e-um-terrorista/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/17/espanha-greve-do-metal-na-baia-de-cadiz/

agência de notícias anarquistas-ana

Uma flor que cai –
Ao vê-la tornar ao galho,
Uma borboleta!

Arakida Moritake