Notícias das prisões da Bielorrússia, novembro de 2021

Em 1º de novembro, o anarquista Sergey Romanov foi condenado a 1 ano de colônia penal por “desafiar as medidas de vigilância preventiva”. Foi um julgamento separado; Sergey é simultaneamente réu em outro julgamento descrito abaixo.

Em 2 de novembro a Ação Revolucionária e em 12 de novembro Pramen foram oficialmente reconhecidos pelas autoridades bielorrussas como “formações extremistas”. Ambos são grupos anarquistas bielorrussos.

Em 1º de novembro, soube-se que Igor Bancer foi colocado em uma cela solitária como punição. No momento da transferência, Igor estava com febre alta e um médico da prisão prescreveu-lhe que ficasse na cama. Na Bielorrússia, a punição com cela solitária geralmente inclui tortura por temperatura baixa, o que é especialmente cruel se a pessoa em questão estiver doente.

Igor foi libertado após 20 dias de isolamento. Ele relatou que havia sido punido duas vezes. A primeira vez (10 dias de isolamento) por recusar a entrada em uma cela onde estava detida uma pessoa por pequenas causas. A segunda vez (mais 10 dias) por deitar na cama durante o dia (enquanto estava doente).

Em 24 de novembro, Igor estava no tribunal mais uma vez. Como em outras ocasiões, a administração da prisão aberta onde está detido, tentou transferi-lo para uma colônia penal (prisão fechada). O tribunal negou a transferência, Igor continua em prisão aberta. Segundo informações não comprovadas, seu mandato termina em 17 de dezembro.

Em 3 de novembro, o anarquista Artyom Markin teve sua entrada negada na Ucrânia depois que seu avião pousou em um dos aeroportos ucranianos. Ele teve que voar de volta para o país de onde ele veio. Mais tarde, descobriu-se que Artyom foi banido da Ucrânia de acordo com a decisão do SBU (serviço secreto). A decisão foi tomada em novembro de 2020; as razões para a proibição de entrada são “garantia da segurança nacional e / ou luta contra o crime organizado”.

Mikita Yemelyanau passou 30 dias na cela de isolamento, de 11 de outubro a 10 de novembro. Ele manteve uma greve de fome por 20 dias. Em 27 de outubro foi autorizado a escrever um pedido de visita de sacerdote e em 3 de novembro foi visitado por um sacerdote. Mikita iniciou a greve de fome, porque desde o verão o encontro com um padre lhe era negado.

Em 10 de novembro, o anarquista Mikola Dziadok foi condenado a 5 anos de prisão.

No final de novembro, Mikola foi transferido para a prisão de Mahiliou. Seu endereço atual:

Dedok Nikolay Aleksandrovich

Prisão nº 4. 212011, Mahiliou, vulica Krupskaj 99A, Bielorrússia

Em meados de novembro, soube-se que os antifascistas Denis Boltuts e Timur Pipiya foram privados de receber encomendas por 4 meses. A proibição entrou em vigor imediatamente após sua chegada à colônia penal.

Em 15 de novembro, foi iniciado um julgamento de anarcha-partisans no tribunal regional de Minsk (juiz V. Tulejka). Os arguidos são: Sergey Romanov, Dzmitry Dubovski, Ihar Alinevich e Dzmitry Rezanovich. As acusações incluem art. 289,2 (terrorismo) e art. 295,3 (posse ilegal de armas de fogo). ‘Terrorismo’, neste caso, significa destruição de propriedade: queima de viaturas da polícia e incendiar os edifícios da polícia (sem lesões envolvidas, uma vez que todos os edifícios e carros estavam vazios).

Como era de se esperar, o julgamento foi declarado encerrado ao público por um juiz, supostamente para defender os interesses das ‘vítimas’ (policiais cujos carros foram incendiados).

Mais tarde, três dos réus recusaram-se a participar nesta zombaria da justiça, apenas Dzmitry Dubovski permaneceu no tribunal. A mãe de Romanov relata que depois que seu filho foi detido em 2020, ele foi espancado e gás lacrimogêneo foi usado contra ele. Para impedir as torturas, Sergey teve que recorrer a danos autoinfligidos (anteriormente, esses detalhes não eram conhecidos publicamente).

Em 26 de novembro, todos os quatro foram transferidos da prisão do KGB (serviço secreto) para a prisão N° 1 (ambos em Minsk). Seu novo endereço:

Alinevich Ihar Uladzimiravich

Dubovski Dzmitry Nikolaevich

Romanov Sergey Alexandrovich

Rezanovich Dzmitry Grigorevich

SIZO-1, vul. Valadarskaha 2, Minsk 220030, Bielorrússia

Em 18 de novembro, foi realizada uma busca no local da mãe de Jauhien Zhurauski em Baranavičy. Zhurauski está no exterior há mais de um ano. Um processo criminal foi aberto contra ele após sua participação em um piquete em homenagem a Andrei Zeltserh, realizado próximo à embaixada de Bielorrússia em Varsóvia.

Um processo criminal análogo foi aberto contra Roman Khalilov, que participou da mesma ação em Varsóvia (Khalilov já havia sido suspeito em outros casos, por exemplo, o de ‘organização anarquista criminosa internacional’). Em 26 de novembro, o local da mãe de Khalilov, Gayane Akhtiyan, foi revistado na Polack. Gayane Akhtiyan foi detida e inicialmente presa por 10 dias por ‘insubordinação à polícia’. Em 2 de dezembro, soube-se que foi aberto um processo criminal contra ela (art. 342, flagrante violação da ordem pública). Ela foi transferida da Polack para as instalações de detenção de Minsk.

Fonte: https://abc-belarus.org/?p=14514&lang=en

Tradução > Amós Rocha

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/24/bielorrussia-julgamento-de-quatro-anarquistas-acusados-de-terrorismo-foi-realizado-a-portas-fechadas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/22/bielorrussia-mikola-dziadok-foi-condenado-a-5-anos-de-prisao/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2021/11/19/bielorrussia-anarquista-sergey-romanov-condenado-a-1-ano-de-prisao/

agência de notícias anarquistas-ana

Mesmo que só veja
o lado bom dessa vida,
tirito de frio!

Issa