[Espanha] Crônica do 1º de Maio 2022 da CNT-AIT Granada

Para este Primeiro de Maio, a CNT-AIT de Granada convocou uma manifestação desde a Fuente de las Granadas, que se dirigiu a vários estabelecimentos com os quais temos conflitos laborais: na Rua San Antón se protestou contra Salón de Juegos Joker, e na Rua Salamanca contra Frankfurt Bocanegra. Não se foi a outro lugar pré-fixado, porque se conseguiu ganhar completamente, o que informaremos quando tudo se formalize. Na Rua Lepanto se recordou o brutal desalojo contra várias mães e famílias.

Em Campo el Príncipe terminou o percurso, iniciando-se em seguida o comício após a leitura do manifesto da CNT-AIT de Granada, que já expusemos na convocatória. Em seguida falaram várias representações: primeiro uma companheira de Acción Sindical, relatando sua experiência na constituição de uma seção sindical; em seguida desde Feminismos da CNT-AIT Granada se defendeu uma postura antibelicista desde uma perspectiva feminista na situação atual, na qual podemos comprovar uma proliferação de linguagens e discursos “de guerra”, fato que emana do patriarcado, do Estado e do capitalismo; e finalmente um companheiro falou sobre a necessidade de cumprir a pretensão do anarquismo em fazer da ética uma política ativa e vigente, frente a um capitalismo que por natureza é imoral e destruidor, expondo fatos de muita atualidade como claros exemplos. E para combater a esse capitalismo antiético, é necessário estender-se e defender o internacionalismo.

Na Plaza del Campo el Príncipe fez um forte sol e foi inevitável a dispersão dos participantes para diferentes pontos da zona, especialmente onde tinha mais sombra, mas o ambiente foi em todos os momentos positivo e agradável, com os companheiros se relacionando. Também, se montou uma mesa de material libertário e anticarcerário (livros, panfletos, adesivos, música, camisetas, placas…), teve salgadinhos veganos de diferentes tipos e o DJ Lyonna pôs algo de música.

Após o comício houve duas divertidas atuações: “primero concierto de Fulanita Letal”, com temas de “Un auténtico fraude”; e depois algumas pequenas atuações de marionete com Títeres desde Abajo. Após tudo isso, se deu por finalizado o ato, mas os participantes continuaram um tempo a mais, até que se recolheram as infraestruturas utilizadas.

Fonte: https://granada.cntait.org/content/cr%C3%B3nica-del-1%C2%BA-de-Maio-2022-de-cnt-ait-granada

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Mensagem no ar
Tributo à minha saudade —
Sabiá-laranjeira

Neiva Pavesi