[Espanha] Lançamento: “La revolución deportiva. Anarquismo y deporte en Cataluña (1931-1939)”, de Gerard Pedret Otero

Hoje lhes trazemos uma boa notícia. Já temos à venta o último livro de nossa Série Transhistorias, La revolución deportiva. Anarquismo y deporte en Cataluña (1931-1939), de Gerard Pedret Otero. A partir de já podes solicitar vosso exemplar através de piedrapapellibros@gmail.com (não há gastos de envio; pagamento por transferência, PayPal ou Bizum). Dentro de pouco tempo começaremos a realizar a distribuição do título à nossa rede de pontos de venda.

Em seguida lhes deixamos alguns dados básicos da presente edição:

Título: La revolución deportiva. Anarquismo y deporte en Cataluña (1931-1939)

Autor: Gerard Pedret Otero

ISBN: 978-84-123840-6-2

Série Transhistorias, nº 17

Cubierta: Rústica mate.

Alzado: Fresado.

Medidas: 175 mm x 116 mm

Páginas: 92

Preço: 6€

2022

O esporte não ficou à margem das mudanças sociais da Europa de Entreguerras propiciados pelo movimento obreiro. Na Catalunha, os debates em torno ao potencial emancipador da prática esportiva tiveram especial virulência na imprensa libertária, onde ficaram refletidas as diversas posturas a propósito da conveniência de que os anarquistas assumissem o esporte como outro espaço a mais de intervenção política.

Com o estouro da Guerra Civil, o processo revolucionário desenvolvido na retaguarda antifascista contribuiu para a socialização da economia, favorecendo o controle sindical de espetáculos esportivos, como o boxe, que até então haviam sido lucrativos negócios. Será precisamente neste convulso contexto onde nasce o Sindicato de Managers e Boxeadores Profissionais da CNT, cuja fugaz e turbulenta história se aborda na segunda parte deste trabalho.

>> Gerard Pedret Otero (Barcelona, 1977). Licenciado e Doutor em História pela Universidade de Barcelona. Sua tese de doutorado é dedicada a estudar os mecanismos e as práticas de sociabilidade libertárias implantadas ao redor do cinema na Catalunha durante a II República. Atualmente concilia a docência em educação secundária com a investigação histórica, a qual se centra especialmente no âmbito cultural do mundo obreiro hispano durante o primeiro terço do século XX. Publicou artigos em revistas como Historia y Comunicación Social, Film Historia ou Cercles, entre outras.

Tradução > Sol de Abril

agência de notícias anarquistas-ana

Não é meia-noite
e as mariposas cansadas
já dormem nas praças.

Humberto del Maestro