[Espanha] Ricardo Flores Magón, semeador de insurreições

Este ano celebramos o centenário da morte em estranhas circunstâncias de Ricardo Flores Magón (Eloxochitlán Oaxaca 1873 – Leavenworth Kansas 1922). Para isso, desde o grupo anarquista Higinio Carrocera programamos palestras em Astúrias e fora de nosso território. Estivemos em 26 de abril passado em La Coruña, convidados pelo Ateneu Xosé Tarrío, em seu local, onde já estivemos convidados em outras ocasiões. Depois do verão temos a intenção de seguir com as palestras do anarquista mexicano em Oviedo e muito provavelmente em León e em Barcelona.

Com estudos de jurisprudência e um trabalho esforçado e contínuo no jornalismo, na imprensa de combate, durante quase vinte anos, Ricardo Flores Magón dedicou suas forças, seu tempo e seu talento ao que, diríamos, foi o único propósito que para ele valia a pena: trabalhar por uma sociedade livre, justa e autônoma.

O Partido Liberal Mexicano (PLM) e Regeneración – jornal independente de combate – foram o dispositivo com o qual este “lutador alto, reto e firme como a rocha em meio ao mar revolto” junto com outras e outros camaradas, combateu a tirania política e mental que mantêm a opressão de muitos por poucos. Com a convicção de que “A liberdade é a maior conquista que pode apetecer um peito digno”, e a bandeira: Viva Terra e Liberdade! Se empenhou em semear e alentar a luta contra o Capital, a Autoridade e o Clero.

Ricardo Flores Magón, perseguido e maltratado desde sua juventude, foi encarcerado várias vezes em prisões mexicanas e estadunidenses, em uma das quais: prisão de Leavenworth Kansas, morreu em 21 de novembro de 1922. Completam agora cem anos da morte/assassinato deste homem rebelde, ideólogo e semeador da dignidade insurreta.

Fonte: https://higiniocarrocera.home.blog/2022/06/12/ricardo-flores-magon-sembrador-de-insurrecciones/

Tradução > Sol de Abril

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/06/13/espanha-antologia-literaria-de-ricardo-flores-magon-o-novo-livro-da-aurora-negra/

agência de notícias anarquistas-ana

Parada do trem –
Com o vendedor de flores
Vêm as borboletas.

Sôshi Nakajima