[Espanha] Solidariedade com as processadas em Plasencia

A CNT e duas de suas afiliadxs foram denunciadas pela empresa FORMANORTEX da Plasencia, e isto se deve a uma reivindicação legítima por horas extras e condições de trabalho. A companheira, que foi contratada como professora, tem trabalhado em feiras por até 12 horas, e essas horas não foram pagas pelo empregador. A companheira foi demitida assim que ela tentou reivindicar seus direitos.

A primeira queixa do empregador foi indeferida há um ano, pois o Judiciário considerou que não havia evidência de crime. A empresa acusa o sindicato de extorsão, de apelar para a inspeção do trabalho e de realizar um comício às portas de uma feira comercial. Após a primeira rejeição, o empregador voltou à acusação apelando da decisão judicial na Corte Provincial de Cáceres, onde o novo recurso foi aceito.

A CNT considera este caso, no qual uma trabalhadora precária e vários sindicalistas estão em julgamento por expor práticas comerciais fraudulentas, como sendo extremamente grave. É inaceitável, num estado democrático, que a exigência de cumprimento das leis trabalhistas possa levar a consequências judiciais para o denunciante sindical.

Da CNT destacamos mais uma vez a impunidade com que muitos empregadores agem, sabendo que não há recursos suficientes na Inspetoria do Trabalho. Também é vergonhoso que, mais uma vez, a insegurança no trabalho esteja tentando ser normalizada e tenha o rosto de uma mulher.

Por todas estas razões, pedimos sua solidariedade no comício sindical a ser realizado no dia 1º de julho, às 11h00, em frente aos tribunais de Plasencia.

O SINDICALISMO NÃO É UM CRIME!

Venha para o comício em apoio ao trabalhador.

Fonte: https://www.cnt.es/noticias/solidaridad-con-las-encausadas-de-plasencia/

Tradução > Liberto

agência de notícias anarquistas-ana

Atrás do portão
um latido afoito
chegamos junto com a noite

Winston