[Espanha] Fluxos migratórios

ias após a cúpula da OTAN na capital do reino, ainda nos envergonhamos do nível de subordinação e genuflexão dos políticos desse país inefável. Como é bem sabido, a força atlântica, longe de se dissolver como uma organização terrorista armada, como deveria ter feito décadas atrás, estabeleceu sua linha de ação para os próximos dez anos. Entre seus objetivos, para o orgulho da direita mais extrema, e como não poderia deixar de ser, está a defesa da integridade territorial de cada um de seus membros; explicitamente, desta vez, os fluxos migratórios são aludidos. É claro que Pedro Sánchez, à frente do autoproclamado governo de coalizão mais progressista da história, demonstrou sua total satisfação por ter servido como sede dos gerentes do império. Com uma crise após outra, à beira do colapso econômico devido ao sistema capitalista e com uma democracia representativa, que assegura o controle das elites políticas e econômicas, a força atlanticista, como porta-estandarte da civilização ocidental, está se movendo em seu desejo de buscar ardentemente inimigos entre os quais estão os miseráveis do mundo em busca de uma vida melhor. Ninguém esperava mais, afinal já estamos esquecendo em nossa sociedade midiática sem cérebro os recentes assassinatos na fronteira marroquina pelas forças sacrossantas da lei e da ordem.

Parece incrível que continuemos com nossas vidas cinzentas em meio à (grande) crise de uma modernidade teimosa para falar, sem o menor sinal de vergonha, de “progresso” e “desenvolvimento”. Se alguém esperava, após a pandemia de Covid também ter afetado o primeiro mundo, que aprendêssemos a ser mais solidários e conscientes de um mundo desigual, estava errado. Afinal, o capitalismo provou ser muito mais inovador e mutável do que o velho Marx previu; no que diz respeito à política, os governantes de todas as matizes estão razoavelmente calmos desde que nós cidadãos não entremos numa fase de maturidade para aprender como criar nossas próprias ferramentas de gestão direta. Sim, diremos novamente, a invasão da Ucrânia pelo executivo russo é repulsiva, mas logo esquecemos que as guerras parecem fazer parte do código genético do capitalismo e que em nenhum momento nenhum Estado ou nenhuma força militar da qual faça parte realmente trabalhou pela paz, muito menos pela justiça social. Mas, continuemos com o iníquo “controle dos fluxos migratórios”.

Vale a pena lembrar àqueles que ainda retêm qualquer réstia de fé em um governo “progressista” que cada um deles manteve sua política de conter a migração para garantir que o sistema capitalista continue funcionando bem, transformando as pessoas em apenas mais uma mercadoria. Sim, quando a migração é “indesejável” a força repressiva mais óbvia opera, leia-se Ceuta e Melilla, mas a hipocrisia do sistema é tal que a legalidade estabelecerá adequadamente quais pessoas são adequadas de acordo com as necessidades do mercado de trabalho. Esses acordos para decidir quais migrantes estão aptos a serem explorados, enquanto outros são cruelmente reprimidos, são obviamente o resultado de acordos entre governos com a bênção de todo tipo de agências de desenvolvimento e ONGs de assistência social, que compõem e sustentam o mundo em que vivemos; não é coincidência que pouco antes da ação desenfreada da polícia marroquina, em perfeita conivência com as forças de ordem espanholas, Pedro Sánchez mostrou sua satisfação em ter negociado satisfatoriamente, podemos adivinhar o que, com o déspota marroquino. Em meio a crises globais de todo tipo, a migração, que é precisamente o resultado dos muitos conflitos de guerra, injustiça econômica e opressão política, deveria ser um dos campos para demonstrar que um mundo livre e unido, sem fronteiras de qualquer tipo, é possível. Isto, apesar da enésima reorganização armada das elites iníquas do mundo, que esperançosamente mostrarão seu último suspiro.

Juan Cáspar

Fonte: https://acracia.org/flujos-migratorios/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/07/07/espanha-dor-pelas-vitimas-de-melilla/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/07/01/espanha-concentracao-em-jerez-nao-mais-mortes-na-fronteira-a-de-melilla-foi-um-crime/

agência de notícias anarquistas-ana

Insetos que cantam
parecem adivinhar
minha solidão…

Teruko Oda