[Espanha] Confeitaria La Suiza: Pedem para 6 militantes da CNT-Gijón 3 anos de prisão e 150.000 euros por exercerem o direito de protesto

Por CNT Ezkerraldea

O conflito começou em 2017 como resultado de denúncias feitas pelo sindicato devido ao não pagamento de horas extras pela empresa a uma trabalhadora, que foi submetida a condições de trabalho abusivas e assédio sexual.

Seis militantes da CNT em Xixon (Gijón), nas Astúrias, enfrentam 3 anos e meio de prisão e uma multa de mais de 150.000 euros por exercer o direito de protesto, uma ferramenta sindical básica que o capital está tentando criminalizar.

Durante as manifestações em torno da confeitaria, a polícia identificou e prendeu militantes, e foi aberto um processo judicial no qual eles tentaram acusar 30 militantes da CNT Xixon, que, graças à equipe jurídica do sindicato, acabou sendo reduzido para 6.

Diante desta situação repressiva, a CNT está convocando uma manifestação em 24 de setembro em Madrid para exigir a absolvição das 6 militantes e denunciar uma sentença que criminaliza uma ferramenta básica da luta de classes.

Desde CNT Ezkerraldea, consideramos que este é um ataque direto ao sindicalismo combativo e também um ataque às mulheres organizadas para se defenderem contra os patrões e contra todos os abusos sofridos pela classe trabalhadora, com o objetivo de desmobilizar e nos coagir através do medo e da repressão.

Consideramos essencial apoiar as companheiras de Xixon e demonstrar nossa solidariedade assistindo à manifestação a ser realizada no dia 24 de setembro em Madrid.

Esperamos que seja uma manifestação multitudinária, para a qual o sindicato fornecerá ônibus gratuitos, partindo de Barakaldo (ida e volta no mesmo dia).

A CNT apela a todos os cidadãos e ao tecido social, de bairro e sindical de todas as cidades e vilas da Espanha para que assumam a defesa de “Las Seis de La Suiza” como sua própria defesa.

Portanto, chamamos todos os cidadãos e grupos em Ezkerraldea que desejarem participar da manifestação para se inscreverem, enviando um e-mail para: organizacion@barakaldo.cnt.es ou ligando para 6231964.

Fazer sindicalismo não é crime: Pela absolvição imediata das Seis de La Suiza.

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/09/08/espanha-fazer-sindicalismo-nao-e-um-crime-pela-absolvicao-imediata-das-seis-de-la-suiza/

agência de notícias anarquistas-ana

Até mesmo o céu
Embriagado pelas flores?
Nuvens cambaleantes.

Nonoguchi Ryûho