[Espanha] A Copa do Mundo do Catar e o sangue dos trabalhadores

Dentro de poucos dias, o fenômeno universal de alienação coletiva conhecido como Copa do Mundo de futebol começará em um pequeno país árabe. Aparentemente, há alguns anos, foi uma surpresa que o Catar, um lugar sem tradição futebolística e sem infraestrutura, tenha sido premiado com o país anfitrião, com temperaturas acima de 50 graus Celsius, o que explica porque o evento alienante foi adiado para novembro e dezembro.

Lembremos que o país anterior a sediar a Copa do Mundo, em 2018, era a agora criminalizada Rússia. Em 2015, alguns anos após essas decisões, vamos fazer um pouco daquela coisa tão necessária chamada memória histórica, quando foi revelada toda uma trama criminosa ligada à FIFA, com todos os tipos de fraude, comissões e subornos, relacionada às futuras Copas do Mundo na Rússia e no Catar; algo deve ter dado errado para que, mais uma vez, fosse decidido remover líderes para colocar outros em seu lugar e que tudo permanecesse mais ou menos na mesma. De fato, apesar das ocasionais mascaradas policiais e judiciais, a Rússia sediou o evento esportivo alienante e não haveria problema para o Catar fazê-lo anos depois, apesar das alegações de violações de direitos humanos, trabalhadores mortos e corrupção na construção dos estádios. Isto não deve surpreender, pois a mesma situação se repete uma e outra vez neste sistema econômico e político iníquo que sofremos; os empresários, em plena conivência com os poderes políticos que o são, oferecem uma grande ideia para um projeto de grande escala apenas para que todos os tipos de pagamentos sejam feitos imediatamente, de modo que alguns benefícios e os meios de comunicação social se enganem sobre a benevolência do projeto.

Parece incrível que tantos incautos e idiotas continuem a aceitar o discurso de que tudo isso significa investimentos, empregos e novas instalações, neste capitalismo de camaradagem, apesar do fato de que normalmente as despesas são muito maiores do que os benefícios e os que estão no fundo continuam bem e verdadeiramente ferrados. A toda esta ignomínia, neste caso, somam-se estas violações permanentes dos direitos mais elementares, com condições de trabalho insalubres para os trabalhadores que o Catar importou de outros países para a construção de todo tipo de infraestrutura; naturalmente, é impossível conhecer o número real de pessoas mortas, que certamente é muito superior ao número relatado de alguns milhares; dos quais, naturalmente, as autoridades do Catar reconheceram muito poucos, atribuindo as mortes a “causas naturais” e negando qualquer ajuda aos parentes. São os países de origem dessas pessoas, Índia, Bangladesh, Nepal, Sri Lanka ou Paquistão, que forneceram algumas informações esclarecendo que os falecidos estavam de boa saúde, mas estavam sujeitos a duras condições de trabalho em altas temperaturas. As próprias potências ocidentais democráticas, mais uma vez, apoiam um regime repulsivo, o do Catar, na forma de uma monarquia absoluta onde o trabalho é escravizado, as mulheres são discriminadas, a homossexualidade é proibida, a liberdade de expressão é severamente restringida e a pena de morte é praticada.

Lembremos também, apenas para ser perfeitamente explícito, que o Catar é um país rico em petróleo que conseguiu manter um equilíbrio entre os negócios com os Estados Unidos e os conflitos no Oriente Médio. Na verdade, como em tantas partes do mundo, os seres humanos chegam a um país com uma alta renda per capita em busca de algum benefício econômico para encontrar o mais cruel dos infortúnios. Recordaremos também que a federação de futebol deste país inefável, chamada Reino da Espanha, com os grandes clubes na vanguarda, tendo patrocinadores do Oriente Médio, apoiou sem hesitação a candidatura do Catar para a Copa do Mundo. A realidade é que tudo em um sistema globalizado é amarrado firmemente pelos poderosos; desta vez, a tão falada democracia é posta de lado quando importa, o que ninguém acredita em lugar algum, e os direitos humanos não importam nada. Exigir, como alguns fazem, que o regime do Catar reconheça e compense as vítimas, e que as federações de futebol denunciem a violação dos direitos humanos, é apenas um sinal de ingenuidade em não entender toda esta conspiração criminosa. Um sistema especificamente nauseante, o deste pequeno país, que procura lavar sua imagem através da celebração de grandes eventos e com o patrocínio de grandes clubes e empresas naqueles países que têm a coragem de falar sobre liberdade e direitos humanos. Ocorre que nenhuma organização, nenhum evento, é inocente no mundo político e econômico em que vivemos; se também for temperado com competições esportivas nobres, que causam tanta alegria entre as massas, tanto melhor.

Juan Cáspar

Fonte: http://acracia.org/el-mundial-de-qatar-y-la-sangre-de-los-trabajadores/

Tradução > Liberto

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/10/07/argentina-a-copa-do-mundo-sera-realizada-no-catar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/09/07/espanha-6-500-migrantes-mortos-no-canteiro-de-obras-da-copa-do-mundo-do-qatar/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/08/15/catar-operario-morre-em-obra-de-estadio-da-copa-do-mundo-de-2022/

agência de notícias anarquistas-ana

Tarde no parque
As cores do pôr-do-sol
admiro sentada.

Mileni Vitória Freitas – 10 anos