[Espanha] Gol no campo, Paz na Terra

Em 25 de janeiro de 1995, o futebol inglês viveu um dos eventos mais memoráveis das últimas décadas, um incidente que ficou marcado na história da Premier League. No terceiro minuto do segundo tempo da partida entre Crystal Palace e Manchester United no estádio Selhurst Park de Londres, o atacante francês Eric Cantona, do Manchester United, foi expulso por uma agressão ao zagueiro da equipe londrinense Richard Shaw.

Por Miguel Fadrique Sanz, Secretário Geral da CGT | 19/11/2022

Enquanto Cantona se dirigia ao túnel dos vestiários, o torcedor de extrema-direita Matthew Simmons, membro do grupo fascista “National Front”, lançou vários insultos racistas das arquibancadas, dirigidos a Eric. Todos sabemos como o atacante francês reagiu: ele deu um “chute voador” no “torcedor”, seguido de vários socos, até que vários jogadores e membros da segurança do estádio conseguiram controlar a raiva de Cantona e levá-lo ao vestiário do estádio.

Essa ação marcou um antes e um depois na vida esportiva e pessoal de Cantona, pois grande parte do mundo do futebol começou a vê-lo como uma pessoa violenta e agressiva, que para eles não justificavam de forma alguma essa ação. Essa “agressão” levou a uma proibição esportiva de nove meses que o impediu de jogar futebol por dezenas de partidas e uma sentença de 120 horas de serviço comunitário, bem como o pagamento de uma multa de 30.000 dólares.

Eric não ficou chateado nem entristecido para cumprir a sanção ou pagar a multa. De fato, anos mais tarde, no programa de TV Football Focus, o próprio Eric tinha isto a dizer quando perguntado qual tinha sido o melhor momento de sua carreira esportiva: “Foi quando eu dei um chute de kung fu a um hooligan, porque esse tipo de gente não tem nada a ver com um jogo. Acho que é um sonho para algumas pessoas chutar esse tipo de gente. Então eu fiz isso por eles, para fazê-los felizes… e eles seguem falando sobre isso. Já vi muitos jogadores marcando gols e todos eles sabem a sensação, mas este, pular e chutar um fascista, não é algo que se saboreia todos os dias”.

Eric foi uma das primeiras figuras públicas a afirmar claramente sua oposição à realização de um dos maiores eventos esportivos do mundo em um país onde os direitos humanos brilham por sua ausência, e onde a construção dos campos de futebol onde a Copa do Mundo será disputada esconde milhares de vítimas devido às deploráveis condições de trabalho da classe trabalhadora. Nos últimos dias, quando parece que parte da sociedade percebeu de repente o que está acontecendo no Catar, vieram à mente as palavras de Cantona de janeiro deste ano: “Não vou assistir à Copa do Mundo no Catar. Morreram pessoas construindo os estádios. Não é um país de futebol“.

Quando Eric disse isso, houve silêncio na mídia durante meses, e assim tem sido até algumas semanas atrás, com a aproximação da Copa do Mundo, numerosos meios de comunicação, figuras públicas, times de futebol, torcidas e até mesmo alguns políticos começaram a denunciar publicamente as deficiências do regime do Catar em matéria de direitos humanos e a violação sistemática e contínua dos direitos das mulheres, que são tratadas como se fossem pouco mais do que um móvel.

Diante desta situação, aqueles de nós que há décadas vêm denunciando o que está acontecendo no Catar e em outros países do mundo têm duas opções. Podemos ficar indignados com aqueles que durante anos se mantiveram calados e agora de repente são os campeões da defesa dos direitos humanos em geral e dos direitos das mulheres em particular, permitindo assim que a Copa do Mundo passe sem glória ou vergonha, boicotando-a e não assistindo a uma única partida. Mas também podemos aproveitar a ocasião e deixar que este enorme alto-falante midiático que este evento esportivo mundial representa sirva para garantir que estas denúncias vão além e não terminem em 18 de dezembro.

Se escolhermos a primeira opção, que por um lado é mais do que compreensível devido à repugnância de saber em que tipo de país tal evento está sendo disputado e tudo o que a concessão desta Copa do Mundo ao Catar certamente esconde; no dia 19 de dezembro, um dia após o término da Copa do Mundo, os holofotes da mídia se apagarão e com ela desaparecerão as denúncias públicas de violações dos direitos humanos, a exigência de igualdade de direitos entre homens e mulheres e qualquer tipo de exigência para o cumprimento dos direitos democráticos neste país.

Se optarmos pela segunda opção, aproveitaremos a vergonha de tal evento ser realizado neste país para denunciar publicamente tanto o regime do Catar quanto cada um dos países que sistematicamente violam os direitos humanos em cada momento, em cada partida, em cada resumo e em cada momento em que a Copa do Mundo dure. A Copa do Mundo de 1978 na Argentina aconteceu enquanto a poucas centenas de metros do estádio Monumental de Buenos Aires, na Escuela de Mecánica de la Armada, o regime de Videla torturava centenas de mulheres grávidas. Nada mudou, exceto a boa imagem dada ao mundo da ditadura militar argentina.

Sejamos honestos, os direitos das mulheres do Catar e os direitos humanos naquele país não vão melhorar porque “quatro pessoas irritadas” boicotam a Copa do Mundo e não assistem aos jogos. Primeiro, porque sabemos que isso não nos levará a lugar algum e, segundo, porque também sabemos muito bem que a maioria das pessoas que dizem não assistir a uma única partida acabará fazendo isso.

Se estamos procurando um grande triunfo nesta Copa do Mundo, não deve ser que uma ou outra seleção levante a Copa do Mundo no dia 18 de dezembro, o verdadeiro triunfo será que no dia seguinte à vitória de uma seleção nacional na Copa do Mundo, todas aquelas pessoas que ficaram coladas à TV durante cinco semanas continuem denunciando e exigindo que a comunidade internacional intervenha tanto no Catar quanto em todos os países do mundo onde os direitos humanos são violados, a começar pelo Estado espanhol.

O verdadeiro boicote ao Catar 2022 não tem que ser feito apenas em 2022, nem tem que ser limitado a não assistir a uma partida de futebol. O verdadeiro boicote da Copa do Mundo do Catar deveria ter começado em 2010, quando foi escolhido como o país anfitrião. Mas, como não o fizemos, vamos ser inteligentes e não deixar que esse boicote termine em 18 de dezembro.

E voltando ao início deste artigo, se um dia me perguntassem qual foi o melhor momento de minha “carreira”, minha resposta será quase certamente semelhante à de Cantona: “o momento em que chutei um fascista”, porque é disso que se trata nossa luta, não de discutir o fascismo, mas de combatê-lo.

Fonte: https://www.elsaltodiario.com/alkimia/gol-en-el-campo-paz-en-la-tierra

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2022/11/18/espanha-a-copa-do-mundo-do-catar-e-o-sangue-dos-trabalhadores/

agência de notícias anarquistas-ana

Chuva de primavera —
Todas as coisas
Parecem mais bonitas.

Chiyo-jo