[França] “Ícone dos mares”: Símbolo de um mundo em colapso

EM 2022, OS 218 NAVIOS DE CRUZEIRO EUROPEUS EMITIRAM MAIS ÓXIDOS DE ENXOFRE DO QUE UM BILHÃO DE CARROS

É lindo, é novo, é tão multicolorido quanto um doce: um novo transatlântico de luxo. Mais poluente do que uma grande cidade ocidental.

O gigante ainda está em fase de testes na costa da Finlândia, mas estará navegando oficialmente pelos mares em 2024. Não se trata realmente de um barco, nem mesmo de um transatlântico. É uma espécie de cidade flutuante para os privilegiados se divertirem. Um centro de consumo gigantesco, flutuante e devastador.

“The Icon of the Seas”, de propriedade da Royal Caribbean, tem 365 metros de comprimento e 20 andares de altura. É maior do que a Torre Eiffel se estivesse deitada e 5 vezes maior do que o Titanic. O monstro pesa 250.000 toneladas e é “o maior navio de cruzeiro do mundo”. É provavelmente o maior navio da história da humanidade, capaz de transportar 7.600 hóspedes e 2.350 tripulantes, ou seja, quase 10.000 passageiros a bordo!

Para que você tenha uma ideia do delírio sem limites da sociedade capitalista: no navio, você encontrará um campo de golfe em miniatura, uma pista de patinação no gelo – sim, no meio de oceanos tropicais, vamos congelar a água para que as pessoas possam deslizar no gelo -, cerca de quinze bares e restaurantes, um simulador de surfe – portanto, estamos criando um mar artificial e ondas em um barco! – mas também sete piscinas e banheiras de hidromassagem, um parque aquático com seis escorregadores gigantes, salas de concertos e até mesmo um bairro “Central Park”.

Essa construção é essencial para a humanidade, em meio a uma crise social, com escassez de água e alimentos e falta de recursos vitais em muitos cantos do planeta.

Mas os ricos não estão nem aí para o futuro dos seres vivos na Terra. Pois é para eles que esse oásis privatizado foi construído: é preciso pagar pelo menos 2.029 euros por pessoa por uma semana de cruzeiro no Caribe, e até várias dezenas de milhares de dólares pelas melhores cabines.

A Royal Caribeans já lançou vários navios enormes do mesmo tipo. O jornal The Guardian já estimou que os dois motores de outro navio da empresa, “The Harmony of the Seas”, podem consumir até 250.000 litros de combustível por dia. Sem mencionar o tráfego rodoviário e de carga gerado pela atividade do transatlântico, que precisa ser constantemente reabastecido. Um especialista marítimo explicou que “esses navios consomem tanto combustível quanto cidades inteiras. Eles consomem muito mais energia do que os navios de contêineres e, mesmo quando queimam combustível com baixo teor de enxofre, ele é 100 vezes pior do que o diesel rodoviário”.

Em 2021, a mesma empresa mandou construir o “Wonder of the seas” pelos estaleiros de Saint-Nazaire. Um monstro comparável em tamanho ao “Icon of the Seas”: 362 metros de comprimento e capacidade para transportar 9.000 pessoas. Enquanto o planeta queima, o setor de cruzeiros está crescendo. Um estudo publicado em junho de 2023 mostrou que a poluição causada por navios de cruzeiro nos 50 portos mais movimentados da Europa está aumentando.

Os 94 navios da operadora de cruzeiros de luxo Carnival Corporation emitem dez vezes mais óxido de enxofre do que todos os 260 milhões de carros da frota automotiva europeia. A operadora de cruzeiros Royal Carribean, à qual pertence o novo monstro, emite quatro vezes mais! Somente os 218 navios de cruzeiro europeus emitiram mais óxido de enxofre do que um bilhão de carros em 2022. Um bilhão de carros!

Mas, acima de tudo, preste atenção às pequenas coisas que você faz pelo planeta.

Fonte: https://contre-attaque.net/2023/07/21/icon-of-the-seas-symbole-dun-monde-qui-seffondre/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/19/franca-temperaturas-infernais-e-turismo-de-desastres/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/07/12/franca-o-dia-mais-quente-o-recorde-de-voos-de-aeronaves-comerciais/

agência de notícias anarquistas-ana

No meu Hay kay
A matemática poética
Vira apoética

Nanû da Silva