[Grécia] Fábrica autogerida Vio.Me prestes a ser expulsa

Agitação em torno da fábrica autogerida Vio.Me, no sul de Tessalônica. Quinta-feira, 28 de setembro, as vinte pessoas que ali produzem sabões e detergentes ecológicos poderão ser expulsas pela polícia.

Recorde-se que em 2011, no centro da crise grega, os trabalhadores da Vio.Me, propriedade da Philkeram-Johnson, então falida, ocuparam a fábrica para exigir o pagamento dos seus salários. No ano seguinte, reiniciaram a atividade por conta própria, sem patrão, e substituíram a produção inicial de azulejos, ladrilhos, aderentes e gessos coloridos para acabamento por sabões e detergentes ecológicos. Hoje, a experiência já dura mais de dez anos, mas tem estado sob forte pressão desde o retorno da direita ao poder. Como não foi legalmente “protegida” quando o esquerdista Syriza governou o país, a cooperativa correu o risco de ser comprada em leilão pela empresa Philkeram-Johnson para saldar as suas dívidas.

Se, por enquanto, os trabalhadores da Vio.Me e os seus apoiantes sempre conseguiram impedir a venda, em fevereiro passado, um empresário ativo no setor imobiliário comprou o local por mais de 9 milhões de euros. Nas últimas semanas, auxiliado pela polícia, ele tentou recuperar sua aquisição. Até agora, em vão, face à resistência dos Vio.Mes e dos seus apoiantes. Mas foi dado um ultimato para 28 de setembro para evacuar as instalações. Uma liminar que os trabalhadores da fábrica autogerida não decidiram cumprir. Nesse dia, pedem apoio para uma manifestação massiva ao meio-dia em frente ao Ministério do Trabalho em Atenas.

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/11/grecia-passeata-em-defesa-da-vio-me-em-tessalonica/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/04/07/grecia-intervencao-com-spray-na-casa-do-arquiteto-balidi-que-se-envolveu-no-processo-de-leilao-das-terras-da-vio-me-opth/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/04/27/grecia-dia-de-solidariedade-com-a-vio-me/

agência de notícias anarquistas-ana

Flauta,
cascata de pássaros
entornando cantos úmidos.

Yeda Prates Bernis