[EUA] Israel, Palestina e as contradições do nacionalismo

O editorial da Three Way Fight analisa as contradições dos vários nacionalismos que estão ocorrendo na guerra entre Israel e o Hamas.

Da Three-Way Fight: A seguinte postagem de convidado tem o objetivo de oferecer um contexto útil para a compreensão e discussão da atual guerra entre Israel e o Hamas – e a guerra mais ampla entre Israel e o povo de Gaza. Acreditamos que nossa principal responsabilidade nessa situação é nos opormos ao deslocamento forçado e à matança em massa do povo palestino. Ao mesmo tempo, também temos a responsabilidade de tentar fazer uma avaliação honesta do conflito em geral. Rejeitamos os esforços (tanto de apoiadores quanto de oponentes) para equiparar o povo palestino ao Hamas; também rejeitamos as alegações de que qualquer crítica à ideologia ou às táticas do Hamas ajuda os opressores e assassinos dos palestinos, ou que qualquer ataque a Israel (ou ao imperialismo dos EUA) é um golpe para a política libertária.

Vários amigos já me perguntaram qual é a minha opinião sobre a guerra na Palestina/Israel. É “apoio crítico à libertação palestina”, mas esse é um termo que requer muita explicação e nuance, porque levo a sério o “crítico” em “apoio crítico”.

Israel é um projeto colonial de colonização que se baseou nas antigas reivindicações históricas e religiosas do povo judeu sobre a Palestina e na presença de uma comunidade judaica palestina no local para estabelecer um grande número de outros judeus de todo o mundo no local e expulsar os árabes palestinos que viviam lá em uma limpeza étnica conhecida como Nakba. Desde a Nakba, Israel tem mantido um estado repressivo e violento sobre e contra os palestinos, que estão em situação desesperadora como uma diáspora de refugiados ou vivendo sob ocupação desde a fundação de Israel. Israel aspira a ser uma democracia liberal, mas também um etnoestado judeu. A lógica violenta de sua existência, sua necessidade de reprimir o povo nativo da terra que tomou e a necessidade de manter o país demograficamente judeu à força ajudaram a garantir seu deslizamento para um maior autoritarismo, e o governo de Bibi é o mais violentamente autoritário e fundamentalista até hoje. O governo israelense mantém mais de mil palestinos em detenção administrativa sem acusações ou julgamento. Ele priva a população de Gaza de suprimentos básicos humanitários e de construção. Está corroendo lentamente o território palestino remanescente na Cisjordânia, onde mantém um estado policial para proteger os colonos. Pratica punição coletiva contra os palestinos em retaliação a atos de resistência.

Israel, em sua existência e em suas ações, representa um desafio para o pensamento da esquerda sobre o nacionalismo. Um dos clichês que muitos ativistas usam para acabar com o pensamento é alguma variação de “O nacionalismo é opressivo, mas o nacionalismo dos oprimidos é libertador”. Essa é uma formulação excessivamente simplista que se desfaz rapidamente. O sionismo foi o movimento nacionalista entre os judeus, que inegavelmente foram um povo oprimido, e foi uma resposta direta à sua opressão. No entanto, ao tentar estabelecer um Estado em terras já ocupadas por outros, ele se tornou imediatamente uma força opressora – de uma forma mais dramática do que muitos Estados nacionais, que, em sua formação, muitas vezes deslocam ou assimilam à força aqueles que não pertencem à nação. Além de tentar estabelecer um Estado-nação em terras já ocupadas, o sionismo também se deparou com o outro problema que os movimentos nacionais enfrentam: Eles são frentes extremamente amplas que contêm diferentes classes e estruturas de poder dentro da nação e os diferentes interesses e tendências políticas inevitáveis em uma coalizão tão ampla. Assim, o sionismo continha tanto o sionismo trabalhista socialista quanto concepções mais liberais do sionismo e concepções etnonacionalistas e fundamentalistas religiosas do sionismo. Essas últimas se tornaram dominantes na política israelense, mas até mesmo o sionismo trabalhista é a ala esquerda de um projeto colonial.

Os movimentos de libertação nacional (ou, no caso de Israel, de fundação nacional) quase sempre têm essas tendências separadas. O movimento republicano irlandês viu sindicalistas, anarquistas e marxistas do Exército de Cidadãos Irlandeses lutando ao lado de nacionalistas gaélicos conservadores religiosos, futuros camisas-azuis fascistas e guerrilheiros que dependiam da manutenção de boas relações com ricos proprietários de terras para fins estratégicos na guerra, e essas tensões contribuíram para a Guerra Civil Irlandesa e para muitos conflitos políticos dentro do movimento republicano desde então. O nacionalismo negro americano tem tendências socialistas, internacionalistas e pan-africanistas, além de tendências extremamente conservadoras em termos de gênero, que aderem à ideologia reacionária da raça biológica e enfatizam o capitalismo negro. O nacionalismo indiano teve adeptos como o revolucionário Bhagat Singh e outros revolucionários anticoloniais, mas também todo o movimento de extrema direita Hindutva. Não é tão simples o fato de o nacionalismo dos oprimidos ser libertário. As pessoas oprimidas, ao lutarem contra a opressão de sua nação, historicamente se veem formando frentes amplas nas quais algumas forças têm uma visão muito libertária do futuro e outras uma visão profundamente conservadora. De modo geral, as nações pós-coloniais tendem a se inclinar para a direita e a ser dominadas pelas estruturas de poder locais e pela pressão do neocolonialismo, não muito tempo depois que o período revolucionário começa a se dissipar.

Tudo isso nos leva à situação atual do movimento de libertação palestino. Durante a Guerra Fria, quando a adesão ao marxismo poderia fazer com que um movimento de descolonização recebesse o apoio da URSS (a menos que estivessem tentando se descolonizar dos burocratas capitalistas do Estado em Moscou), a maioria dos movimentos de libertação nacional se descrevia como socialistas revolucionários, com graus variados de sinceridade. Atualmente, os partidos de esquerda do movimento de libertação palestino compõem os partidos da Organização para a Libertação da Palestina, que tem poder principalmente na Cisjordânia e não em Gaza. A esquerda da luta palestina tem se mostrado mais aberta a negociar com seu colonizador e a tentar chegar a uma solução de dois Estados, já que décadas de insurgência e revoltas não trouxeram a libertação. Essa postura mais conciliatória fez com que perdessem algum apoio entre os que enfrentam a violência israelense diária. Essa não é uma dinâmica incomum em lutas coloniais; aconteceu na Irlanda do Norte no início dos Troubles, quando a cautela do IRA em responder ao terror estatal e lealista levou à divisão do IRA Provisório, que inicialmente era menor, mas cresceu à medida que ganhou apoio para sua resistência ativa.

Na verdade, vale a pena perguntar se o apogeu do nacionalismo de esquerda como força dominante nos movimentos anticoloniais ficou para trás, agora que a rede mais ampla dessas lutas está diminuindo e não tem mais o apoio geopolítico da URSS da época da Guerra Fria, nem o incentivo para se orientar para ela. A República Popular da China não tem sido um substituto que promova as lutas anticoloniais de esquerda, e os nacionalistas de esquerda nas nações colonizadas não têm realmente nenhuma grande potência que lhes ofereça apoio. Os nacionalismos de direita e o internacionalismo do fundamentalismo religioso se tornaram mais comuns em tais movimentos. Atualmente, os movimentos anticoloniais ainda gravitam em torno da escolha do apoio de um império ou de outro contra o império do qual estão tentando se libertar. Observe, por exemplo, a disposição ucraniana ou curda de receber ajuda militar dos EUA, ou o entusiasmo de uma boa base de pessoas nos países do Sahel para mudar de um relacionamento de cliente com a França para um mais alinhado com a Rússia. Infelizmente, a Palestina não tem o apoio de nenhuma grande potência, apenas o poder regional do Irã. Enquanto os imperialistas ocidentais apoiam Israel e o fazem há décadas, as grandes potências orientais, como a Rússia e a China, agora veem mais vantagens em cortejar Israel (que tem muito a oferecer aos parceiros internacionais, especialmente em termos de tecnologia de armas) do que em apoiar a Palestina, embora sejam menos hostis à Palestina do que as potências ocidentais.

O Hamas é uma força fundamentalista religiosa que ganhou apoio (e reprimiu seus rivais políticos) ao manter a resistência armada contra Israel. Para os palestinos que enfrentam a colonização contínua, a violência do Estado, o encarceramento, a discriminação, o bloqueio econômico, etc., etc., isso lhes confere uma boa dose de respeito. Em geral, é assim que as forças de extrema direita conseguem obter apoio em massa, colocando-se à frente de uma luta para defender a nação de uma força colonizadora ou opressora. É a jogada que a extrema-direita ucraniana fez durante a Maidan e depois dela, buscando ser visivelmente a vanguarda militante da luta contra a dominação russa, na esperança de obter maior apoio e legitimidade entre o povo. O Hamas jogou bem essa jogada e consolidou uma base de poder (na medida em que um exército rebelde dos colonizados pode ter poder) na prisão a céu aberto que é Gaza.

Pode-se, e acho que se deve, apoiar uma luta contra a colonização e, ao mesmo tempo, criticar (ou simplesmente ser contra) forças e atores específicos dentro dessa luta cujos objetivos ou métodos sejam reacionários. O Hamas é uma força reacionária, mesmo quando está lutando por uma causa que merece ser apoiada. Sua própria violência contra seus compatriotas palestinos, seus objetivos como fundamentalistas e suas táticas, incluindo o ataque a civis, são suficientes para colocá-los fora do círculo de forças que vale a pena apoiar. Nada disso serve de desculpa para o Estado israelense, que, nessa guerra, vai causar sofrimento e morte horríveis ao povo de Gaza, muito além do sofrimento angustiante infligido aos civis israelenses nos últimos dias. Mas nós, no Ocidente, não veremos a maior parte desse sofrimento, a menos que busquemos especificamente notícias que o mostrem. As imagens horripilantes e verdadeiras do que os esquadrões da morte do Hamas fizeram com os civis israelenses nos são mostradas, mas as câmeras não dão atenção às atrocidades que os habitantes de Gaza sofreram antes dessa escalada e às atrocidades que enfrentam agora nas mãos desse esquadrão da morte, as IDF.

Não tenho medidas concretas a tomar aqui, a não ser que os ocidentais devem se opor ao armamento de Israel por nossos governos e devem apoiar campanhas como a BDS para pressionar Israel a acabar com seu violento apartheid contra os palestinos. Pretendo continuar apoiando o movimento de libertação da Palestina e, como sempre fiz, procurar apoiar as seções do movimento que se alinham com os valores humanistas e anticapitalistas, e não com o fundamentalismo religioso.

Foto: Ömer Yıldız via Unsplash

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/franca-anarquistas-contra-a-guerra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/espanha-cnt-diante-do-agravamento-da-guerra-no-oriente-medio/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/kck-a-questao-palestina-e-curda-so-pode-ser-resolvida-com-a-superacao-da-mentalidade-de-estado-nacao/

agência de notícias anarquistas-ana

Nuvens,
sem raízes
até que chova.

Werner Lambersy

One response to “[EUA] Israel, Palestina e as contradições do nacionalismo”

  1. Bobsag

    Всем привет!