[Reino Unido] Nem Israel nem o Hamas!

11/10/2023

Condenamos e abominamos totalmente o bombardeio indiscriminado da Faixa de Gaza, assim como condenamos totalmente as atrocidades cometidas recentemente pelo Hamas contra civis, não apenas judeus, mas cristãos, beduínos e outros de todo o mundo.

Como dissemos em 2021, quando houve outro ataque assassino em Gaza, “como sempre, a população da classe trabalhadora de Gaza é a que mais sofre sob os explosivos de fósforo e a ‘morte vinda de cima’ dos foguetes e caças israelenses, que encontram pouca resistência de um governo palestino que, embora esteja armado até os dentes com armas de pequeno porte, não tem força aérea ou defesa aérea. O Hamas continua a lançar mísseis de superfície a superfície, em uma espécie de raiva impotente e uma tentativa desesperada de se manter como defensor do povo palestino. O Hamas não pode se permitir uma derrota diante de sua própria população. Os proletários de ambos os lados do conflito são os que mais sofrem com a escalada, enquanto as respectivas lideranças podem desviar a atenção de seus próprios problemas.” Pouco mudou nos últimos ataques a Gaza.

O Hamas foi originalmente apoiado pelo Estado israelense para enfraquecer a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), mais secular. Suas origens estão no Mujama al-Islamiya, fundado pelo clérigo palestino Sheikh Ahmed Yasin, visto como uma organização envolvida em trabalhos de caridade e bem-estar para a comunidade palestina de Gaza. O Estado israelense a considerava preferível à OLP, assim como seu sucessor, o Hamas. O Hamas sempre foi de direita, islâmico e nacionalista, com atitudes hostis em relação às mulheres, às pessoas LGBQT e à classe trabalhadora palestina.

No entanto, isso mudou quando o Hamas matou dois militares israelenses em Gaza em 1988. Em uma situação semelhante à dos Mujahideen no Afeganistão, apoiados pelos EUA e seus aliados, contra a Rússia e o regime afegão que ela apoiava, em que o Talibã evoluiu e se tornou um perigo maior para o imperialismo dos EUA, o regime israelense começou a se arrepender de seu apoio inicial.

O Hamas aproveitou o processo de paz entre Yasser Arafat e a OLP e o Estado israelense, apesar das centenas de palestinos mortos na primeira revolta em massa da Intifada. Assim, o Hamas ganhou apoio popular em Gaza.

Várias autoridades israelenses expressaram publicamente seu arrependimento em relação ao apoio ao Hamas. Avner Cohen, que havia sido oficial em Gaza durante a ocupação israelense direta, admitiu que “o Hamas, para meu grande pesar, é uma criação de Israel”. Ele prosseguiu dizendo que “em vez de tentar conter os islamitas de Gaza desde o início, Israel os tolerou durante anos e, em alguns casos, os incentivou como contrapeso aos nacionalistas seculares da Organização para a Libertação da Palestina e sua facção dominante, o Fatah de Yasser Arafat. Israel cooperou com um clérigo aleijado e meio cego chamado Sheikh Ahmed Yassin, mesmo quando ele estava lançando as bases do que se tornaria o Hamas.”

Outro funcionário israelense em Gaza, Andrew Higgins, disse: “Quando olho para trás e vejo a cadeia de eventos, acho que cometemos um erro, mas na época ninguém pensou nos possíveis resultados… Israel também endossou o estabelecimento da Universidade Islâmica de Gaza, que agora considera um foco de militância… O Mujama de Yassin se tornaria o Hamas, que, pode-se argumentar, era o Talibã de Israel: um grupo islâmico cujos antecedentes foram estabelecidos pelo Ocidente em uma batalha contra um inimigo de esquerda.”

O general de brigada Yitzhak Segev, que foi governador militar israelense em Gaza na década de 1980, admitiu que ajudou a financiar o Hamas como um “contrapeso aos secularistas e esquerdistas da Organização para a Libertação da Palestina e do partido Fatah, liderado por Yasser Arafat (que se referiu ao Hamas como ‘uma criatura de Israel’)”.

O Hamas obteve o controle de Gaza da OLP. Ele impôs as leis da sharia, obrigando as mulheres a usarem o hijab e impondo a proibição do consumo de álcool, embora ambas tenham sido difíceis de aplicar. Surgiram confrontos armados entre o Hamas e a OLP. Isso convinha ao Estado israelense, que achava que a luta entre o Hamas islâmico e a OLP secular os desviaria do ataque a Israel.

Nada de soluções estatistas!

Porque a solução para o conflito, em última análise, só pode ser uma sociedade comum, sem classes e sem Estado, na qual pessoas de diferentes origens religiosas (e não religiosas) e étnicas possam coexistir pacificamente. E a maneira de alcançar isso só pode ser por meio da luta de classes, com a união dos trabalhadores de ambos os lados para melhorar sua situação e, assim, superar ressentimentos de longa data. A tarefa do movimento comunista libertário é pressionar exatamente por isso.

Em ambos os lados do conflito, há atores que veem as coisas de forma fundamentalmente diferente, que querem ver um dos lados erradicado da área ou afastado pela política de assentamentos e estão preparados para sacrificar as vidas de não combatentes na luta por seus próprios interesses. Rejeitamos ambos, pois isso é feito às custas dos proletários e só serve para aprofundar as divisões dentro da classe. A resistência é necessária tanto contra o Estado israelense quanto contra a liderança palestina.

A resistência contra a política israelense de assentamentos é necessária e justificada, mas muitas vezes ela pode ser acompanhada de ressentimento antissemita e ataques à população não combatente. Devemos rejeitar isso. Da mesma forma, em outros países, a simpatia pela situação difícil dos palestinos comuns e a oposição aos ataques do Estado israelense contra eles podem, às vezes, atrair companheiros de viagem antissemitas ou slogans como “Somos todos do Hamas”. Esses elementos devem ser evitados.

Rejeitamos a solução de dois Estados, apoiada até mesmo por alguns socialistas, em que haveria um Estado israelense e um Estado palestino coexistindo. Isso significaria alguns poucos enclaves palestinos precários, com os palestinos que ainda vivem em Israel vivendo como cidadãos de segunda classe, na melhor das hipóteses, e os que vivem na Jordânia, no Líbano e em outros países do Oriente Médio totalmente abandonados.

Também não apoiamos a solução de um Estado único, que ameaçaria os judeus em um Estado palestino unido.

Para nós, todos os Estados nacionais devem ser rejeitados.  Como escreveram nossos companheiros do Melbourne Anarchist Communist Group: “A libertação do povo palestino, sem simplesmente reverter os termos da opressão, só pode acontecer por meio de uma revolução dos trabalhadores para abolir completamente o capitalismo, para tornar a terra e todos os recursos sociais propriedade comum de todos, abolindo a desigualdade e todas as formas de opressão. Dada a situação atual em Israel/Palestina, isso não está na agenda imediata, mas isso não nega a necessidade da solução. Em circunstâncias práticas, a iniciativa terá de vir de fora, por meio da revolução dos trabalhadores nos países árabes vizinhos, principalmente no Egito, que já tem uma grande classe trabalhadora. É essencial, no entanto, que essas revoluções operárias transcendam o nacionalismo dos países em que ocorrem, pois somente o internacionalismo permitirá que os trabalhadores derrotem seus próprios governantes capitalistas; somente o internacionalismo permitirá que os trabalhadores árabes estendam a mão em amizade aos trabalhadores de Israel; e somente o internacionalismo poderá libertar a classe trabalhadora israelense de seus governantes sionistas. Portanto, a tarefa dos trabalhadores da Palestina e de Israel não é diferente da tarefa daqui. Ela só precisa ser conduzida em circunstâncias mais difíceis. Devemos construir um movimento da classe trabalhadora, com base na liberdade, igualdade e solidariedade, e lutar por uma revolução que reformulará a sociedade com base nos mesmos princípios. Devemos abolir o capitalismo e seu Estado, e devemos reconhecer a insensatez de construir outro Estado em seu rastro. Devemos construir o comunismo libertário”.

Israel parece estar pronto para lançar uma invasão em grande escala em Gaza nas próximas semanas e meses com a intenção de destruir completamente o Hamas e levar a maioria dos palestinos para o Egito. Se o Hezbollah, no Líbano, intervir, Israel também atacará lá e, então, tanto o Irã quanto os EUA poderão ser arrastados para um conflito. Juntamente com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o conflito entre a Armênia e o Azerbaijão sobre Nagorno-Karabakh e as crescentes tensões entre a China, Taiwan e os EUA no Pacífico, esse conflito mais recente entre Israel e Palestina alimenta a ameaça de acelerar uma guerra mundial.

Os EUA e seus aliados, inclusive no Reino Unido, com o regime Tory cada vez mais autoritário e o Partido Trabalhista, estão apoiando abertamente Israel. Biden deu carta branca a Israel para seu cerco e ataques a Gaza. Os EUA enviaram navios de guerra, incluindo um porta-aviões, para a região em uma demonstração de força para apoiar Israel e ameaçar o Hezbollah. Netanyahu, líder de um governo de coalizão que inclui partidos de extrema direita em Israel, ameaça transformar Gaza em “uma ilha deserta”.

Os ataques brutais do Hamas, que resultaram em muitas centenas de mortos, criaram um sentimento de unidade nacional e sustentaram temporariamente a fraca posição do governo de Netanyahu. Esse governo enfrentou nove meses de agitação, inclusive uma greve geral, por causa de reformas judiciais impopulares. Da mesma forma, o Hamas contava apenas com o apoio de uma minoria na Faixa de Gaza, mas os eventos recentes também podem aumentar temporariamente esse apoio.

Vemos centenas de pessoas sendo massacradas tanto em Israel quanto na Palestina. Essas cenas horrendas que vemos na mídia podem ser apenas uma abertura terrível para um derramamento de sangue e destruição ainda piores.

Contra a barbárie do capitalismo e a marcha para a guerra mundial, pedimos a unidade da classe trabalhadora, o internacionalismo e a preparação para movimentos de massa que possam implementar a revolução social e criar o comunismo libertário.

NENHUMA GUERRA A NÃO SER A GUERRA DE CLASSES!

Fonte: https://www.anarchistcommunism.org/2023/10/11/neither-israel-nor-hamas/

Tradução > Contrafatual

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/franca-anarquistas-contra-a-guerra/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/espanha-cnt-diante-do-agravamento-da-guerra-no-oriente-medio/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2023/10/16/kck-a-questao-palestina-e-curda-so-pode-ser-resolvida-com-a-superacao-da-mentalidade-de-estado-nacao/

agência de notícias anarquistas-ana

silêncio
o passeio das nuvens
e mais nenhum pio

Alonso Alvarez