[Argentina] Chile| A emergência dos ninguéns

Se algo que a democracia liberal burguesa não tolera são os transbordamentos, pode aceitar como candidatos a legisladores, a presidentes, a prefeitos ou a genocidas. Mas o sistema estabelecido sobre a autoridade e a propriedade não concebe que se delibere, resolva e execute se não é pelos caminhos impostos.

Efetivamente, como assinalava Mikhail Bakunin, o casamento de Estado e capital é uma união indissolúvel. Para que reine a extração de mais valia são necessárias as instituições que garantam a dominação que assegura a exploração.

Todo o conjunto de mecanismos e dispositivos do capitalismo está a serviço do que Gilles Deleuze chama captação de subjetividades.

As constituições nacionais se fundam na ideia da delegação e da representação. O enunciado é taxativo: “o povo não delibera nem governa senão através de seus representantes”, os que violem este acordo legal, serão considerados sediciosos. Os acontecimentos do Chile evidenciam uma vez mais como o que rege nas sociedades contemporâneas é o “Estado de Exceção”, quer dizer, a sistemática violação de todas as liberdades para que obscenamente impere a única liberdade que importa às classes dominantes: a liberdade da produção de valor, a acumulação por expropriação, a liberdade de explorar, submeter e comercializar.

Para alguns jornalistas, as revoltas são uma anomalia, os desespera observar e não poder identificar a líderes ou caudilhos com os quais os hierarcas possam negociar a paz social.

A dinâmica da luta de classes não é letra morta fechada em livros como o Manifesto do Partido Comunista de 1848, as massas nas ruas são a evidência.

Albert Camus dizia que por dois motivos os povos decidiam se rebelar: por asco ou por cansaço.

As injustiças acumuladas fazem com que esporadicamente haja revoltas sociais. A única resposta para retomar a “normalidade”, ou seja, o escárnio cotidiano das elites com as maiorias é a força bruta das balas, os gases lacrimogêneos e os blindados com jatos d’água.

O único caminho a transitar por parte das oprimidas e oprimidos devem ser a de romper com o medo à liberdade.

De vez em quando “as e os ninguéns” se tornam visíveis e o sistema treme.

Carlos A. Solero

Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Tradução > Sol de Abril

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-este-e-o-momento-de-luta-pela-dignidade/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-a-greve-geral-desta-segunda-feira-21-de-outubro-e-algumas-perspectivas/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2019/10/21/chile-santiago-3o-dia-de-revolta-social/

agência de notícias anarquistas-ana

entre miados
o gato enamorado
roçando o bigode.

Luciana Bortoletto