[França] Stuart Christie, o companheiro, o amigo

A notícia da morte de Stuart Christie me foi comunicada por telefone, anteontem à tarde, por meu companheiro René, depois de me perguntar se eu estava ciente da nova má notícia e depois de responder-lhe abruptamente: quem morreu? Bem, pelo tom de sua voz, senti imediatamente que devia ser a morte de alguém próximo a mim.

Sua resposta me deixou atônito, pois embora Stuart me tivesse confirmado uma semana antes que ainda sofria de câncer e que os resultados dos exames médicos não eram muito encorajadores, em nenhum momento eu havia pensado em um final tão rápido para ele. Ao meu redor há vários companheiros – mais ou menos da minha idade – que não estão de muito boa saúde, e o “normal”, na minha idade (em breve noventa e três anos), é pensar que para você o tempo está contado…

Então, no caso do Stuart, como posso pensar sobre isso quando ele era dezoito anos mais novo? Além disso, estávamos ambos em projetos comuns e determinados a continuar participando na luta contra o mundo do poder e da exploração.

Para mim, sua morte não é apenas a perda de um companheiro, de um amigo; é o fim de uma colaboração de muitos anos em ações e iniciativas comuns para denunciar as injustiças do mundo em que vivemos e para lutar por um mundo mais justo e livre. Um mundo que é possível e para todos, que não paramos de desejar e tentar construir através da prática consistente da solidariedade revolucionária e internacionalista ativa.

Muitos anos de relacionamento fraterno desde nosso primeiro encontro, naquele mês de agosto de 1964, até este de 2020. Mais de meio século de nossas vidas sendo ligadas, de uma forma ou de outra, a uma causa comum apesar das fronteiras… Uma vez que, apesar de estarmos concentrados nos altos e baixos políticos e sociais do povo espanhol, primeiro sob a ditadura de Franco e depois sob aquela falsa democracia nascida da Transição/Transação, essa luta sempre foi enquadrada em uma perspectiva internacionalista revolucionária.

A prova, para ele, é sua experiência carcerária na Espanha e na Inglaterra, e para Brenda, sua companheira, na Alemanha, e para Ariane e eu na Bélgica e na França. Essas experiências testemunham essas lutas sem fronteiras, por estarem conscientes de que a condição de liberdade é a de ser de todas as pessoas.

Como, então, não podemos sentir a necessidade de nos lembrarmos disto no momento em que esta confraternização com Stuart termina com sua morte. E também por causa da morte há alguns dias de nossa companheira alemã Doris Ensinger, a companheira de Luis Andrés Edo, com quem Stuart também compartilhou experiências carcerárias e de confraternização nas lutas; já que é óbvio que o desaparecimento de Doris também significou para mim, de certa forma, o ponto final definitivo de minha confraternização nas lutas com Luis. Um fim que começou alguns anos antes com sua morte.

O fato é que também com Doris eu fiquei em estado de choque, surpreso com a notícia de sua morte que Manel me comunicou; já que foi há apenas uma semana que ela nos enviou, para Tomás e eu, um e-mail para anunciar que ela tinha sido chamada do hospital de repente e tinha feito um transplante… Que ela já estava em casa e estava se sentindo bem…

Portanto, mais uma vez me confronto com a provisoriedade de nossa existência e a necessidade de preservar a memória do que tentamos ser e fazer até a morte.

Perpignan, 17 de agosto de 2020

Octavio Alberola

Tradução > Liberto

Conteúdo relacionado:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2020/08/18/reino-unido-stuart-christie-1946-2020-ativista-anarquista-escritor-e-editor/

agência de notícias anarquistas-ana

A velha mão
segue traçando versos
para o esquecimento.

Jorge Luis Borges