Instituto de Estudos Libertários entrevista Cibele Troyano: “Anarquista de todo coração”

Instituto de Estudos Libertários > Fale sobre Cibele Troyano.

Cibele Troyano < Em primeiro lugar, muito obrigada pelo convite de fazer essa entrevista.

Bem, Cibele Troyano hoje é uma mulher de 65 anos, mãe de dois filhos, que estudou Ciências Sociais na PUC de São Paulo nos anos 1970, período em que começou também a fazer teatro. Anarquista de todo coração.

IEL > Como o teatro entrou na sua vida e você na dele?

Cibele < Desde muito pequena eu sentia muito prazer em cantar, declamar poesias e me apresentar em público. Lá pelos 13 ou 14 anos (isso em 1968-69), eu tive uma professora de Inglês que adorava teatro e nos levava para ver o que havia de mais importante na época: O Auto da Compadecida, Roda Viva, Morte e Vida Severina… Quando eu assisti “Morte e Vida” no teatro de Arena, fiquei tão emocionada que pensei: – É isso que eu quero fazer: Teatro!

Já no ensino médio, eu e uma colega fomos conversar com o diretor da escola para criarmos um grupo de teatro. Ele ficou muito feliz e convidou o filho do tesoureiro para coordenar o grupo. Era o Carlos Alberto Riccelli, que estava dando os primeiros passos na carreira artística. Mas nossa alegria durou pouco. O diretor descobriu que estávamos estudando o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles e disse que o texto era subversivo e que o grupo não poderia continuar. Foi muito triste. Sentimos na carne a força embrutecedora da censura.

Depois, em 1973 eu entrei na PUC e lá havia um grupo universitário chamado TESE. Participei do grupo durante um ano,  mas não montamos nenhuma peça. Fiquei bem frustrada com isso  e passei a frequentar um grupo que se formava na Escola de Comunicações e Artes da USP. Com esse grupo, que se chamava Cena Livre, nós montamos um espetáculo com textos do dramaturgo Bertold Brecht e apresentamos em vários espaços da cidade. Misturávamos a atividade teatral com ação política. Depois de algum tempo nós nos profissionalizamos e passamos a integrar o que se costuma chamar  de “classe teatral”. E desde então eu tenho participado de diversos grupos e espetáculos.

IEL > É possível um teatro que não seja libertário?

Cibele <Vou responder com as mesmas palavras que o pintor anarquista Camille Pissaro (1830-1903) disse para alguém que lhe perguntou se toda arte era anarquista:

-“Se for boa, é anarquista.”

>> Para ler a entrevista na íntegra, clique aqui:

https://ielibertarios.wordpress.com/2020/08/05/instituto-de-estudos-libertarios-entrevista-cibele-troyano/

Conteúdos relacionados:

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/12/11/o-teatro-e-sempre-necessario-e-a-forma-de-arte-mais-completa-para-dar-as-respostas-a-qualquer-conjuntura/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2018/08/31/sao-paulo-sp-emma-goldman-uma-vida-libertaria-e-atracao-na-casa-de-cultura-vila-guilherme-neste-domingo-02/

https://noticiasanarquistas.noblogs.org/post/2013/12/12/a-vida-de-emma-goldman-no-teatro-no-ano-que-vem-pretendo-monta-lo/

agência de notícias anarquistas-ana

pardal no fio
ouve o telefone
mas não dá um pio

Carlos Seabra